Darren Aronofsky preside à 65ª edição do Festival de Berlim

Foto
O realizador Darren Aronofsky

Alguém que se "distinguiu como protagonista maior do cinema de autor contemporâneo", o realizador Darren Aronofsky, vai presidir à 65ª edição da Berlinale, o Festival de Cinema de Berlim - de 5 a 15 de Fevereiro de 2015

Sucede ao produtor James Schamus, presidente do júri da competição de 2014.

Segundo acaba de anunciar a organização, Aronofsky, 45 anos, é, desde o filme que o revelou, Pi, em 1988, um perfeccionista, alguém que "explora constantemente, na sua abordagem artística, a linguagem cinematográfica e as suas possibilidades estéticas" - palavras de Dieter Kosslick, director do festival, em comunicado. No mesma declaração, as palavras do futuro presidente: "Na Berlinale, o cinema é sempre excitante e fascinante. Estou muito satisfeito por ver as últimas obras dos melhores realizadores numa das mais formidáveis cidades do mundo." 

Aronofsky já presidira antes a um júri de um dos grandes festivais. Foi em Veneza 2011, premiando Fausto, de Alexander Sokurov - um júri que incluía ainda David Byrne, Todd Haynes ou Mario Martone.

Aronofsky realizou seis longas-metragens: Pi (1998), Requiem for a Dream (2000), The Fountain (2006), The Wrestler (Leão de Ouro em Veneza 2008), Black Swan (2010) e, este ano, Noah.

Sugerir correcção
Comentar