Presidente da Câmara de Alvaiázare renuncia ao mandato em Abril de 2015

Paulo Tito Morgado, no cargo desde 2005, diz que apenas vai cumprir o "projecto a dez anos" que assumiu quando chegou ao cargo.

O presidente da Câmara de Alvaiázere, no distrito de Leiria, anunciou nesta segunda-feira que vai renunciar ao mandato em 30 de Abril de 2015, considerando que, a manter-se no cargo até este terminar, condicionaria as opções políticas futuras.

"Com a mesma convicção de estar a fazer em cada momento o melhor que sabia e que podia, em benefício da causa pública, em benefício do futuro de Alvaiázere e dos alvaiazerenses, estou aqui e agora, neste dia, a comunicar, com a antecipação que considero necessária, que renunciarei ao mandato autárquico no próximo dia 30 de Abril de 2015", afirmou Paulo Tito Morgado.

Numa declaração sem direito a perguntas, nos Paços do Concelho, Paulo Tito Morgado afirmou que se foi eleito, "legítima e democraticamente pelo povo", só a este "assistiria o direito de dizer até quando o deveria representar".

"Considero, por isso, que a lei de limitação de mandatos, se por um lado encerra virtudes, por outro desvirtua grosseiramente a vontade popular", observou, dizendo não necessitar "de uma qualquer lei de limitação de mandatos" para se autodisciplinar ou se autolimitar no exercício das funções.

Paulo Tito Morgado foi eleito pela primeira vez em 2005, tendo sido reeleito em 2009 e agora em 2013. O autarca esclareceu que definiu, desde o início, que "assumiria um projecto a dez anos", pelo que vai cumprir, observando que os dois primeiros mandatos foram "suportados" no Quadro de Referência Estratégico Nacional, estando-se agora num "novo ciclo de fundos comunitários".

"Perante isto, considero que é chegado o momento", sustentou, referindo que, por razões de ordem ética e de responsabilidade cívica, não ser oportuno perpetuar-se no cargo até 2017, "ou seja até ao limite legal que a lei" de limitação de mandatos lhe impõe, "sendo certo que tal atitude condicionaria todas as opções políticas e de desenvolvimento estratégico daqueles" que lhe sucederem.

Para Paulo Tito Morgado, ao tomar esta decisão, permite-se "um amplo debate estratégico e político a ter lugar nos próximos anos para o futuro deste concelho".

Na leitura da declaração, em que se fez acompanhar da vereação social-democrata e dos elementos do seu gabinete de apoio, o presidente da câmara garantiu que em dez anos abraçou " de corpo e alma e com enorme firmeza um projecto autárquico de modernização e de desenvolvimento do concelho".

"Fi-lo em termos de grandes dificuldades e de excepcionais limitações e restrições orçamentais", salientou, referindo ter-se debatido sempre, mas sem especificar, "contra interesses individuais, mas também contra interesses corporativos instalados".

O autarca acrescentou que os próximos seis meses serão o tempo mais que suficiente para, em conjunto com a sua equipa, "encerrar as pastas" do Quadro de Referência Estratégico Nacional, "sem condicionar" a estratégia do próximo ciclo de apoios comunitários. "Sendo esta uma vontade própria, é, também, um direito que me assiste e que, em meu entender, merece ser absolutamente respeitado", concluiu.

Tito Morgado tem 46 anos e é licenciado em Economia. Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, o autarca ocupa ainda vários cargos de direcção em diversas instituições de Alvaiázere, cargos que vai manter.

Sugerir correcção
Comentar