Portugal e Rússia jogam “final” pela Elite

A selecção nacional e a equipa russa decidem nesta sexta-feira no Estádio Nacional quem garante o apuramento

Foto
FPR

O último jogo do torneio triangular de apuramento para o Campeonato da Europa de Elite de Sub-18, que terá lugar no próximo ano em França, é uma verdadeira final. Depois de derrotarem a Roménia no primeiro jogo, Portugal e Rússia vão medir forças com a certeza de que quem vencer, garante o passaporte para defrontar as sete melhores selecções europeias.

Para a partida, que terá início às 19h00 no Campo de Honra do Estádio Nacional, os seleccionadores Rui Carvoeira e Francisco Branco vão proceder a várias alterações no XV em relação ao jogo contra os romenos, que Portugal ganhou por 31-3.

Sem alterações na primeira-linha, a equipa inicial contará com as entradas de Tomás Sousa Pereira e David Walis no “pack” avançado. Lourenço Cardoso, jogador do CDUP, será o “9”; havendo mudanças mais significativas nos três-quartos: Tomás Santa Clara, Caetano Castelo Branco e Vasco Ribeiro substituem Jorge Abecassis, António Ventosa e Vicente Cunha Vaz.

Foto

Francisco Branco garante que as seis alterações têm como objectivo “dar minutos” a todos os atletas convocados e, embora o jogo com a Rússia seja decisivo, “há uma confiança igual em todos os jogadores”. “Não faz sentido colocar os ovos todos no mesmo cesto. O objectivo é desenvolver jogadores e os 26 merecem confiança em partes iguais. Quinze jogam de início e 11 reforçam em cada jogo.”

Sobre a Rússia, Francisco Branco diz que é “uma boa equipa que tenta jogar o jogo pela bola viva e já não vai lá só pelo lado físico.”. “Temos que ter uma defesa à portuguesa, colocar rapidamente os russos no chão e sermos muito organizados sem sofrermos faltas. Depois temos que usar bem as bolas, porque temos qualidade com a bola na mão”, analisa o seleccionador nacional de Sub-18 em declarações ao P3 Râguebi.

XV de Portugal: 1 – Gonçalo Domingues; 2 – João Melo; 3 – Tiago Neves; 4 – Manuel Picão; 5 – Tomás Sousa Pereira; 6 – João Granate; 7 – David Walis; 8 – José Luís Cabral; 9 – Lourenço Cardoso; 10 – Tomás Santa Clara; 11 – Caetano Castelo Branco; 12 – António Vidinha; 13 – Vasco Ribeiro; 14 – Frederico Filipe; 15 – Francisco Vassalo

Sugerir correcção
Comentar