FAUP considerada uma das melhores faculdades de arquitectura da Europa

Num ranking das dez melhores instituições do continente, a FAUP é a única representante portuguesa e ocupa logo o quarto lugar

Foto
A FAUP é considerada, pelo Arch2o, a quarta melhor escola de arquitectura da Europa. Mário Augusto Carneiro

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto foi considerada pelo Arch2o, site de referência, a nível mundial, da área, uma das melhores escolas de arquitectura da Europa. Num top 10, a FAUP ocupa o quarto lugar.

Mais uma excelente notícia para a reputação da Universidade do Porto e das instituições ligadas a ela. Pouco depois de a UP ter sido considerada uma das melhores universidades do mundo em investigação científica, agora, a Faculdade de Arquitectura (FAUP) foi destacada pelo Arch2o, site de referência, a nível mundial, da área, como uma das melhores escolas de arquitectura da Europa.

Num ranking das dez melhores instituições do continente, a FAUP é a única representante portuguesa e ocupa logo o quarto lugar. Ultrapassada, apenas, pela Architectural Association, a Roma Tre University e a Technion - Israel Institute of Technology, a escola portuense ganha direito a destaque pela "atmosfera da cidade" em que está inserida, que permite ao estudantes terem uma "melhor compreensão da arquitectura", que, por sua vez, "lhes dará, no futuro, uma potencial oportunidade de trabalharem em firmas de arquitectura onde os seus professores têm ligações ou colaboram".

O facto de estar focada não apenas "num aspecto particular da arquitectura, mas num pouco de tudo", afirma o site, fazendo referência a esta ideia patente na edição de 97 da revista italiana Domus - que todos os anos tem colocado a FAUP entre as melhores escolas de arquitectura da Europa e na qual o ranking em questão, maioritariamente, se baseia -, é a explicação para a instituição da UP estar tão perto do pódio.

Contudo, os critérios oficiais de avaliação das escolas tidos em conta foram a oferta formativa, os requisitos de admissão, os programas de mobilidade e a empregabilidade.

Sugerir correcção
Comentar