Câmara de Lisboa quer atribuir medalha de ouro ao actor John Malkovich

Autarquia quer distinguir o actor pela sua "paixão" por Lisboa e por Portugal.

Foto
Actor entrou no filme Linhas de Wellington, produzido por Paulo Branco, em 2012 DR

A Câmara de Lisboa quer atribuir a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, ao actor norte-americano John Malkovich pela sua ligação profissional e pessoal à cidade, segundo uma proposta que vai ser debatida na reunião camarária de quarta-feira.

Apresentada pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, a proposta lembra que a carreira cinematográfica de John Malkovich é marcada por vários filmes realizados em Portugal, nomeadamente os filmes de Manoel de Oliveira, O Convento (1995), Vou para Casa (2001) e Um Filme Falado (2003).

Participou ainda em filmes com produção nacional e, em 2012, foi um dos atores do filme Linhas de Wellington, produzido por Paulo Branco.

O documento, a que a Lusa teve acesso, refere ainda que desempenhou, em 2013, o papel do escritor italiano Giacomo Casanova no filme As Variações de Giacomo, "também realizado em Lisboa e em que o décor principal é o Teatro Nacional de São Carlos, com algumas outras cenas filmadas no Palácio de Queluz e na biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda".

"A paixão de John Malkovich por Lisboa e por Portugal é reconhecida e o actor mantém-se um porta-voz internacional encantado com a afabilidade local, a geografia e o clima da cidade, a arquitectura e a diversidade cultural", lê-se na proposta.

Segundo o documento, "é através do seu envolvimento com o cinema português que John Malkovich estabelece e aprofunda a sua ligação afectiva com Lisboa e com o país".

Sugerir correcção
Comentar