Casal de designers quer abrir um Muesli Café no Porto

Diogo Oliveira e Erika Göbel têm o sonho de abrir o primeiro espaço dedicado ao muesli no Porto. Para isso criaram uma campanha de crowdfunding: pedem 12 mil euros até 5 de Janeiro de 2015

Um “espaço confortável”, pensado para pequenos-almoços saudáveis feitos com ingredientes portugueses é o que Diogo Oliveira e Erika Göbel querem criar, no Porto. O casal de designers gráficos sonha com um Muesli Café no centro da cidade e, para concretizar a ideia, procura financiamento através de uma campanha de crowdfunding.

Diogo e Erika conheceram-se quando a jovem alemã estagiou, durante um ano, no Porto. Nesse período, Erika “ficou muito surpreendida com a pouca variedade que existe ao pequeno-almoço” — e sentiu falta do muesli. “Normalmente, [em Portugal] as pessoas comem pão com manteiga e meia de leite e pouco mais”, explica Diogo, que falou ao P3 via Skype, a partir da Alemanha. No Europa Central, diz, “o muesli é uma coisa muito natural, há à venda em todo o lado”.

À medida que foram ficando mais próximos, a ideia de um espaço dedicado a estes cereais, normalmente de pequeno-almoço, foi ganhando forma. “Começámos a fazer mais variedade e a ver que conseguíamos alguns cereais que eram mesmo bons, com frutas de qualquer época”, conta. “Sou do Porto, vivo cá desde sempre, e se isto se tornar um hábito das pessoas, é um contributo engraçado para a cidade”, confessa.

Foto
No Muesli Café, os clientes vão poder levar os cereais para casa ou para o trabalho, em frascos de vidro reutilizáveis DR

A ideia é que sejam os próprios a prensar os cereais, “com as coisas o mais frescas possíveis”, sempre com fruta da época, tudo “idealmente português”. “Não queremos guardar fruta congelada”, sublinha. Por isso, e para aproveitar ao máximo cada produto, vão também apostar em “bolos, biscoitos, barras de cereais e batidos”. O café não vai faltar (“Até porque achamos que fica muito bem com muesli”), mas o pão ainda é uma incógnita. “A termos pão ou café com leite, por exemplo, seria sempre algo diferente do que encontramos noutros sítios, se queremos marcar a diferença”, justifica o designer de 36 anos.

Foto
A alemã Erika e o português Diogo querem pôr os portuenses a comer muesli ao pequeno-almoço DR

Além do aspecto saudável deste pequeno-almoço, habitualmente servido com iogurte ou leite, também o ambiente não fica esquecido. Os clientes do espaço vão poder levar o muesli, em frascos de vidro reutilizáveis. Tudo para “não criar lixo”.

A campanha de crowdfunding para a concretização do Muesli Café está a decorrer na plataforma portuguesa PPL, até 5 de Janeiro de 2015. Diogo e Erika pedem 12 mil euros para conseguirem arrendar o espaço e adquirir todo o material necessário. O objectivo é conseguir abrir o café “em Maio ou Junho de 2015”. Até agora, o projecto angariou 566 euros.

Em termos de localização, o casal — que tem um escritório virtual de design gráfico e webdesign — tem preferência pelo centro da cidade, sendo as zonas da Praça dos Poveiros e da Rua do Almada as favoritas. O futuro Muesli Café “tem que ser um espaço muito confortável e quente no Inverno”, descreve o portuense. “Queremos comprar coisas usadas, cadeiras e mesas diferentes, sofás. Vamos tentar que seja mais sala de estar do que café”, garante.

Sugerir correcção
Comentar