Michael Cheika é o novo homem forte da Austrália

Quatro dias depois de Ewen McKenzie pediram a demissão, a federação australiana escolheu o actual treinador dos Waratahs para liderar os Wallabies

Foto

Michael Cheika, de 47 anos, é o novo homem forte do râguebi australiano. Depois de no passado sábado Ewen McKenzie ter apresentado a demissão após a derrota da Austrália frente à Nova Zelândia, a federação australiana (ARU) escolheu o actual treinador dos Waratahs para liderar os Wallabies. Cheika acumulará os dois cargos até ao próximo ano.

Com um currículo como jogador modesto no seu país (apenas jogou pelos sub-21 da Austrália), Michael Cheika fez carreira como atleta na Europa, onde representou o Castres, o Stade Français e o Rugby Livorno.

A carreira de treinador do novo seleccionador australiano iniciou-se em Itália, no Padova, tendo depois prosseguido no seu país (Randwick). Porém, em 2005, Cheika regressou à Europa para comandar o Leinster onde conquistou a Heineken Cup, em 2009.

Foto

Os bons resultados na equipa irlandesa motivaram a cobiça do Stade Français e Cheika voltou ao clube parisiense em 2010, agora como técnico. Após dois anos em Paris, deu-se o regresso à Austrália onde Michael Cheika assumiu o comando dos Waratahs que neste ano cometeram a proeza de vencer o Super Rugby.

Bill Pulver, líder da ARU, mostrou-se muito satisfeito com a opção tomada: “Para nós era fundamental escolher um treinador de classe mundial para nos comandar no próximo ano à vitória no Campeonato do Mundo. O Michael tem esses requisitos.”

Sugerir correcção
Comentar