Aluna que escreveu que dux estaria com “sede de praxar” vai ser ouvida

A 20 de Novembro deverão ser ouvidas quatro novas testemunhas no caso do Meco, que foi reaberto

Foto
Miguel Manso

Uma estudante da Universidade Lusófona que terá trocado uma mensagem com um colega, escrevendo que o dux João Gouveia estaria com “sede de praxar” vai ser ouvida no Tribunal de Setúbal, ao que tudo indica a 20 de Novembro.

Este foi apenas um dos pedidos feitos pelas famílias das vítimas para sustentar a reabertura do caso do Meco. Aceites por um juiz de instrução criminal foram também, entre outros, registos de portagens e exames a alguns objectos.

Porém, segundo o despacho de abertura da instrução, nem todos os pedidos foram aceites. Ainda assim, o advogado das famílias, Vítor Parente Ribeiro, tem esperança que a reabertura do caso conduza a julgamento. Sublinha ainda que, por lei, tem direito, até 25 de Outubro, a reclamar do despacho, mas não sabe se o fará.

Um dos pedidos rejeitados pelo juiz diz respeito à inquirição de 49 testemunhas já ouvidas em fase de inquérito. Só foi aceite a inquirição de quatro novas testemunhas que, segundo o advogado, são três alunas daquela universidade e a filha do reitor, Teresa Damásio. Terão, sustentam as famílias, informação “muito relevante” a prestar.

Segundo o despacho, os familiares querem provar “o apoio da universidade à praxe”, a existência de “praxes violentas” e ainda, entre outros factos, que o dux “fugiu do local após as vítimas serem arrastadas para o mar” e que terá tido “auxílio de terceiros na simulação de uma pretensa situação de afogamento ou pré-afogamento”.

Sobre a testemunha que terá escrito que o dux estaria com “sede de praxar”, o juiz considera que o seu contributo para a descoberta da verdade não é, “de todo, promissor”. Mas decidiu, apesar disso, “conceder aos assistentes a oportunidade de tudo ser feito para o cabal esclarecimento do ocorrido”.

O magistrado avisa, porém, que não está em causa “qualquer apreciação judicial da natureza das praxes, e menos ainda de qualquer comissão de praxes”. Assim, prossegue, não se “vislumbra” que “possa efectivamente surgir qualquer luz sobre o essencial: o que objectivamente ocorreu” com os seis jovens que morreram.

 Telemóveis, portagens e temperatura
Parente Ribeiro lamenta que o juiz tenha rejeitado o pedido de averiguação da temperatura do mar naquela madrugada. “Quanto tempo o organismo humano consegue aguentar uma temperatura de sete, oito, nove graus?”, questiona, frisando que até 20 de Novembro, dia do debate instrutório, poderá “requerer novas provas”.

Os familiares queriam que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prestasse informações sobre a temperatura atmosférica e do mar naquela madrugada. Mas o juiz considerou, entre outros argumentos, que “não se vislumbra qualquer efectivo interesse” nisso, tendo em conta o objectivo das famílias de fazer julgar o dux pelo crime de exposição ao abandono. O magistrado entende que seria uma diligência “inútil” que não permitiria concluir o que os familiares pretendem – que seria “impossível a qualquer ser humano sobreviver a uma entrada no mar naquele local”.

Foi também aceite o pedido relativo ao registo de portagens. Os familiares querem que sejam solicitadas à Via Verde as listas de passagens, no dia da tragédia, de dois carros que seriam conduzidos pela irmã e pelo cunhado de João Gouveia. Além disso, solicitam a identificação, junto das operadoras, de seis telemóveis que terão sido usados para prestar auxílio ao dux.  E querem que seja detectada a localização do telemóvel da sua  irmã naquela madrugada, bem como desvendado o conteúdo das suas mensagens. Pedem ainda que se averigue se o João Gouveia  usou um segundo aparelho de comunicações. Tudo isto foi deferido pelo juiz, bem como a colaboração do Laboratório de Polícia Científica da Judiciária para reanalisar roupas, um cinto e um par de sapatos. Os assistentes pretendem demonstrar que o dux nunca esteve em contacto com o mar.

João Gouveia irá ser constituído arguido, condição obrigatória por lei nesta fase do processo. O procurador que tinha arquivado o caso optou por não o fazer uma vez que não detectou indícios de crime, algo que o juiz de instrução criminal considera, no seu despacho, não comprometer a "honestidade intelectual" do magistrado do Tribunal de Almada, Moreira da Silva.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários