Fekitoa resgata All Blacks a dois segundos do fim

Um ensaio do primeiro centro na última jogada garantiu a vitória da Nova Zelândia na Austrália, por 29-28. Ewen McKenzie demitiu-se do comando dos Wallabies

Foto
Reuters

Depois de em Agosto a Austrália e a Nova Zelândia terem protagonizado o pior jogo do Rugby Championship 2014, o regresso dos All Blacks a terras australianas resultou no aposto: num grande jogo, os Wallabies realizaram a melhor exibição do ano, mas deixaram fugir na segunda parte uma vantagem de 10 pontos e, com um ensaio de Malakai Fekitoa no minuto 80, os neozelandeses garantiram a vitória em mais um jogo da Bledisloe Cup (29-28).

Foram 80 minutos de grande nível que tiveram um final dramático. Em Brisbane, Austrália e Nova Zelândia protagonizaram um duelo intenso e bem jogado, com várias alternâncias no marcador e sete ensaios, quase todos como resultado de excelentes iniciativas individuais ou colectivas.

As duas equipas entraram no relvado após derrotas há 15 dias na última jornada do Rugby Championship 2014, mas os Wallabies começaram por denotar alguma pressão pelos maus resultados neste ano e nos primeiros minutos o domínio foi All Black.

Foto

Porém, aos 11’, após um contra-ataque iniciado pelo inevitável Israel Folau, a sagacidade de Nick Phipps garantiu à Austrália o primeiro ensaio (7-0). Mas a festa australiana durou poucos segundos: bola ao centro, Conrad Smith ganha um ressalta, circulação rápida de bola e ensaio na ponta de Cory Jane (7-7).

Foto

Pouco depois da meia hora, Bernard Foley voltou a colocar a equipa da casa na frente (10-7), mas a Nova Zelândia respondeu novamente de imediato. Aos 35’, o talonador Dane Coles, numa jogada “à segundo-centro”, enganou a defesa australiana com uma finta de passe e só parou na linha de ensaio (10-12). Mas já em cima do intervalo, o incansável Michael Hooper criou o espaço e Foley aproveitou para fazer o toque de meta que no final dos primeiros minutos colocava a Austrália na frente, por 15-12.

Foto

E o início da segunda parte não fazia antever nada de bom para os All Blacks. Com quatro minutos, um erro de Wyatt Crockett originou um ataque Wallaby e depois de a bola passar por Kuridrani e Folau, Ashley-Cooper coroou a sua 100.ª internacionalização com um ensaio (22-12).

Uma penalidade para cada equipa manteve os 10 pontos de diferença (25-15) e um cartão amarelo para o segunda-linha neozelandês Tuipolotu, a 20 minutos do fim, fazia antever que, quatro anos depois, os All Blacks voltariam a sofrer duas derrotas consecutivas. Mas mesmo com menos um jogador, a Nova Zelândia começou a dar a volta à Austrália. Aos 69’, após uma jogada de insistência dos avançados All Blacks, Aaron Smith foi rápido a marcar uma falta e fez o terceiro ensaio neozelandês (25-22).

Já com as equipas em igualdade numérica, uma penalidade de Foley deixou a Austrália com seis pontos de vantagem (28-22), mas os All Blacks continuavam dentro do resultado e a dois segundos do minuto 80, Malakai Fekitoa marcou o ensaio que a equipa de Steve Hansen necessitava. Faltava, porém, a conversão de Colin Slade, mas o jogador dos Crusaders, habitual quarta opção para posição 10, não tremeu e garantiu a vitória da Nova Zelândia: 29-28.

No final do encontro, a federação australiana anunciou que Ewen McKenzie apresentou a demissão de seleccionador da Austrália.

Sugerir correcção
Comentar