Lena Dunham não é esse tipo de rapariga

A autora da série televisiva Girls lançou uma autobiografia. Em Portugal, será editada pela Presença no próximo ano.

Foto
ASTRID STAWIARZ/AFP

Lena Dunham sobreviveu para contá-lo: misofobia, mau sexo nos dormitórios da universidade, dietas, terapia a partir dos nove anos, a repreensão da patroa por ter dado a Gwyneth Paltrow o tamanho errado de calças elásticas para bebé. A lista está longe de ser exaustiva, mas qualquer pessoa familiarizada com Girls, a série da HBO escrita, realizada e interpretada por Lena Dunham, saberá ao que vem: Not That Kind of Girl é mais uma versão da sua autobiografia, repleta de pormenores embaraçosos e banhada em auto-ironia (as duas epígrafes do livro são um excerto de Madame Bovary, de Flaubert, e uma admoestação do pai de Dunham).

O primeiro livro de Dunham, 28 anos, foi lançado nos Estados Unidos no final de Setembro e vai ser publicado em Portugal pela Presença no próximo ano. João Trinité, daquela editora, aponta para o primeiro trimestre de 2015, mas não é uma data definitiva. Not That Kind of Girl é um livro confessional sob a forma de guia para jovens raparigas (o subtítulo é “Uma jovem mulher conta-te o que ‘aprendeu’”), com capítulos como Tira-me a virgindade (a sério, tira-a), Igor: Ou, o meu namorado da Internet morreu e o teu também pode ou Cenas de sexo, cenas de nudez e partilhar publicamente o teu corpo.

“Se eu puder pegar no que aprendi e tornar um trabalho menor mais fácil para vocês, ou impedir-vos de ter o tipo de sexo em que sentem que devem manter os ténis calçados para o caso de quererem fugir durante o acto, então todos os meus passos em falso terão valido a pena”, escreve ela na introdução. Lena Dunham auto-imola-se para a redenção de meninas entre os 15 e os 21.

A Presença comprou os direitos de Not That Kind of Girl ainda antes de o manuscrito estar terminado. O livro valeu a Dunham um avanço de mais de três milhões de dólares pela Random House, o que demonstra até que ponto a autora e Girls são um fenómeno de popularidade. Em Portugal a série só está disponível no canal pago TVCine, mas João Trinité acredita que "há um capital de identificação que vale a pena explorar". "O livro faz um contraponto a uma série de estereótipos que existem em torno da figura da mulher, com humor e uma critica mordaz, que põe as pessoas a pensar", diz.

Not That Kind of Girl tem merecido comparações a Woody Allen pela sua veia cómica. O New York Times descreveu-o como um livro em que a autora se “desvela tanto em palavras como o seu alter-ego Hannah o faz com o corpo” em Girls (onde a personagem interpretada por Dunham aparece frequentemente nua). Menos extasiado, o Guardian escreveu que lê-lo “é um pouco como ser apertado dentro do umbigo dela”.

Sugerir correcção
Comentar