Yoko Ishida, a voz de “Sailor Moon” brindou fãs em Portugal

A cantora japonesa foi uma das caras do Iberanime 2014, tendo actuado pela primeira vez para os fãs portugueses no palco do Pavilhão Multiusos de Gondomar

Foto
Sara Sampaio

Estávamos nos anos 90 e a série “Sailor Moon” tinha uma popularidade notória no Japão, seu país de origem. Foi naquela mesma década que uma jovem com voz doce veria a sua carreira a ser lançada ao emprestar a sua voz ao tema da segunda temporada da série icónica para muitos fãs de “anime”. O seu nome? Yoko Ishida.

Tudo começou quando Yoko, na altura com 19 anos de idade, participou num concurso — mais especificamente no Anime Song Singer Contest — que procurava vozes novas para temas de “anime”, tendo conseguido o primeiro lugar no mesmo. Quando emprestou a voz para “Sailor Moon R”, não sonhava com o impacto que isso teria na sua carreira. “Nunca imaginei que isso fosse ter tanto sucesso, muito menos de, ao fim de 20 anos, ainda estarem a falar sobre isso”, explicou a cantora ao P3. 

Dia 12 de Outubro a cantora esteve pela primeira vez em Portugal, onde actuou para fãs no palco principal do Iberanime, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Yoko conquistou vários fãs não só com a sua voz e simpatia, mas também com a sua sessão de Para Para Dance (estilo de dança originário no Japão e actualmente popular em várias partes do mundo).

Foto
Várias pessoas juntaram-se a Yoko assim que começou o Para Para Dance Sara Sampaio

Apesar de o canto ser aquilo que a define, Yoko confessou que nunca tinha pensado em ser cantora até a oportunidade ter surgido. “Sempre gostei de cantar e sempre gostei de ir a karaokes, mas nunca tinha pensado nisso a nível profissional. Mas sempre achei isso interessante, então concorri para aquele concurso”.

Foto
A artista japonesa conquistou o público com o seu carisma e simpatia Sara Sampaio

A partir da sua vitória, a carreira da jovem Yoko foi dando frutos. Desde “Sailor Moon R” que Yoko tem cantado para vários outros “animes” entre os quais “A Little Snow Fairy Sugar”, “Ah! My Goddess” e “Strike Witches”. Quando o P3 perguntou a Yoko qual o seu anime favorito entre aqueles para os quais tinha emprestado a sua voz, apesar de ter optado por “Strike Witches”, admitiu ser difícil de responder a tal questão porque “todos eles acabam por ter uma ligação muito especial”.

Yoko hoje em dia continua a ser uma referência no Japão no que toca a cantores de anime: o seu trabalho mais recente nesta área foi o tema de Shirobako, um anime que estreou no Japão a 9 de Outubro e que ainda não é muito conhecido no resto do mundo.

Curiosamente, apesar da sua popularidade no Japão, Yoko não costuma ser muitas vezes reconhecida na rua. A cantora atribui esse motivo ao facto de não morar em Tóquio, mas sim em Niigata, que se situa a cerca de 300 quilómetros da capital. Contudo, uma vez ou outra confessou já ter ouvido pessoas a comentarem o facto de ela ter estado no comboio ou noutros locais.

No seu currículo constam também vários álbuns, entre os quais “All of Me” e “Sweets”. Recentemente lançou um novo álbum de forma a comemorar os seus 20 anos de carreira, que se trata de uma compilação de todos os seus êxitos mais conhecidos, assim como de alguns temas inéditos.

Sugerir correcção
Comentar