Shappi vence Cosplay World Masters com fato de Valkyrie

Polaca Aleksandra “Shappi” Tora conquistou o júri concurso com o seu fato de Valkyrie Randgris do jogo Ragnarök Online

Foto
Sara Sampaio

A 4ª edição do concurso Cosplay World Masters teve lugar no Iberanime no Porto. Para quem não sabe, “cosplay” — abreviação de “costume play” — significa vestir-se com a roupa de uma determinada personagem. A vencedora este ano foi a polaca Aleksandra “Shappi” Tora que conquistou o júri com o seu fato de Valkyrie Randgris do jogo Ragnarök Online.

Aleksandra pratica “cosplay” há cinco anos, uma actividade que sempre apreciou. No que toca a concursos relacionados com este tema, já constam vários no seu currículo. “Não consigo realmente contar em quantos concursos já entrei. Cinco anos é mesmo muito tempo. Talvez uns 20”. Um dos concursos em que já entrou foi no Cosplay IEM Katowice, em 2013.

Criar fatos para companhias de jogos é um trabalho parcial bem como um passatempo que Aleksandra aprecia. A jovem polaca diz já ter concebido cerca de 40 fatos diferentes. Na sua página de Facebook e no seu perfil no site Deviantart são várias as imagens que reflectem os frutos do seu trabalho.

Foto
O momento em que Valkyrie subiu ao palco principal do Iberanime Sara Sampaio

Contudo, são poucas as pessoas que sabem deste seu gosto bem como destas actividades. “Na minha escola ninguém sabe disto. Mas a minha família dá-me muito apoio, gostam muito daquilo que eu faço. Normalmente quando menciono que faço cosplay, digo que faço fatos, assim as pessoas são mais compreensivas.”

Foto
Aleksandra Tora foi a vencedora do Cosplay World Masters 2014 Sara Sampaio

O fato que Valkyrie submeteu para o concurso Cosplay World Masters é uma segunda versão de uma roupa que já tinha tentado fazer uma vez. “Fiz este fato há quatro anos e não gostei. Por isso fi-lo novamente para o Iberanime. Foram cerca de três semanas de trabalho, mas como estava de férias trabalhei todos os dias durante o dia todo.” Todos os elementos do fato foram feitos à mão por Aleksandra, à excepção da peruca e das botas.

Valkyrie explicou ao P3 que escolher Ragnarök Online como tema por pura “nostalgia”. “Joguei Ragnarök Online durante sete anos. Era viciada! Adorava o jogo, adorava a personagem (foi o melhor 'boss' de sempre) por isso quis retratá-la”, conta. No que toca a outras escolhas de personagens para “cosplay”, Aleksandra imagina-se a encarnar várias personagens, nomeadamente de jogos — “League of Legends” é um deles.

A jovem ficou eufórica com a vitória no concurso, cujo prémio lhe atribuiu 750 euros em dinheiro. “Isto significa muito para mim. Nunca pensei que fosse fazer isto, até porque há muitos grandes fatos por aí. Foi uma grande vitória para mim por isso estou muito feliz.”.

Em relação ao desempenho dos outros concorrentes, Aleksandra gostou também da espanhola Yurai (Shiva de “Final Fantasy X”), da francesa LucioleS (Sherly de “Macross Frontier”) e do segundo e terceiro lugares: Arryssia de “Alice: Madness Returns” e Eleanor Lamb de “Bioshock”.

Para os restantes “cosplayers”, Aleksandra deixou o seguinte conselho: “Simplesmente divirtam-se. Não se preocupem com o que as pessoas dizem ou pensam. É a tua vida, é o teu fato, é o teu passatempo! Sê feliz com isso!”

Sugerir correcção
Comentar