KeepCup: o copo de vidro para café que usa cortiça portuguesa

A KeepCup é uma empresa de copos reutilizáveis que veio a Portugal buscar para o seu novo produto aquela que acredita ser a melhor cortiça do mundo. Eis o KeepCup Brew Cork, um copo de vidro para transportar café

Foto
DR

A empresa australiana KeepCup é uma marca de copos reutilizáveis que veio a Portugal buscar aquela que acredita ser a melhor cortiça do mundo, para criar, em Setembro, o KeepCup Brew Cork, um copo de vidro para transportar café. A cortiça portuguesa foi seleccionada por ser antibacteriana, leve, biodegradável e proteger as mãos das queimaduras.

O copo de vidro surge como forma de satisfazer o consumidor “premium” de café de especialidade, permitindo que leve consigo a experiência de todos os sabores artesanais do fruto do cafeeiro.

O KeepCup não é só um copo, pois evoca a tendência do café “on-the-go”, isto é, do café em movimento. É um conceito urbano e ao mesmo tempo sustentável, que associa o barista — o profissional especializado em café — à reutilização dos copos usados para transportar esta bebida. O copo não é inquebrável, mas é resistente, garantem os produtores. 

Foto
“KeepCup Brew Cork”, um copo de vidro para transportar café. DR

O KeepCup Brew Cork é produzido em vidro temperado resistente. Este copo possui uma banda em cortiça — também disponível em silicone — que serve para não te queimares, uma tampa composta por polipropileno, uma patilha flexível feita em poliuretano termoplástico e um maior orifício para beber permitindo uma melhor experiência de textura e sabores. O KeepCup Brew Cork está disponível em dois tamanhos, pequeno, com 227 mililitros e médio, com e 340 mililitros, que custam 27 e 29 euros respectivamente. 

Foto
É um produto com cores positivas e capaz de ser individualizado, com o objectivo de incentivar a reutilizaçãoDR

Os irmãos australianos Jamie Forsyth e Abigail Forsyth criaram a KeepCup em Junho de 2009, depois de se depararem com um problema diário no café onde trabalhavam, isto é, com o elevado número de copos descartáveis que acabavam no lixo. De acordo com os fundadores, a maior parte dos copos reutilizáveis já existentes eram demasiado grandes para caberem nas máquinas de café pareciam demasiado utilitários e eram pouco apelativos. Isto inspirou a criação daquele que, acreditam, será o primeiro copo reutilizável para baristas.

  

Em Portugal, o KeepCup tem, desde 2014, distribuição exclusiva da Pegada Verde, uma loja online portuguesa de produtos sustentáveis e que, garantem, não têm substâncias tóxicas. “Em Portugal já foram vendidas mais de cinco mil unidades”, refere Sofia Catarino, uma das fundadoras da Pegada Verde, ao P3.

A Pegada Verde foi criada em 2009 por dois jovens empreendedores portugueses. Sofia Catarino e Sérgio Miranda desenvolveram este projecto com o objectivo de divulgar novas marcas e novos artigos que promovessem um estilo de vida saudável e sustentável. Dedicada a um público urbano, jovem, informado e com preocupações ambientais, esta marca actua no mercado português, brasileiro e espanhol.

O KeepCup transmite, através do nome, a mensagem de reutilização “mantém o copo”, para que a população através deste acessório “verde” mude de descartável para reutilizável, reduza significativamente o desperdício e contribua para uma mudança social.