Mais de 81 milhões de pessoas ouviram álbum gratuito dos U2 no iTunes

Em cerca de 500 milhões de utilizadores do serviço da Apple, apenas 26 milhões descarregaram o álbum.

Foto
O álbum gratuito dos U2 fez parte do pacote de novidades anunciadas pela Apple no dia 9 de Setembro Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Mais de 81 milhões de pessoas ouviram parte ou todo o álbum Songs of Innocence dos U2 lançado gratuitamente no iTunes, numa parceria com a Apple. Segundo um balanço da experiência, 26 milhões descarregaram o álbum lançado no mesmo dia em que a Apple apresentou os seus novos produtos, há um mês.

Os números são avançados pelo director de Software e Serviços de Internet da Apple, Eddy Cue, numa entrevista à revista Billboard. Segundo este, desde que foi colocado à disposição dos cerca de 500 milhões de utilizadores do iTunes, de 119 países, no dia 9 de Setembro, Songs of Innocence foi ouvido através de streaming no iTunes, iTunes Radio e Beats Music.

Para colocar estes números em "perspectiva", o responsável indica que antes deste álbum dos U2 ter sido lançado, 14 milhões de clientes compraram música da banda desde a abertura da loja do iTunes, em 2003.

A banda foi questionada pela Billboard sobre o alcance que o álbum teve, o primeiro em cinco anos depois de No line on the horizon, em 2009. "A Apple é uma empresa de tecnologia que luta para que os músicos sejam pagos. A ideia de que queriam dar um presente a todas as pessoas que realmente compram música é bonita e poética, e por isso estamos muito gratos", responderam um U2 num comunicado enviado à revista.

Os contornos e os valores pagos na mais recente parceria entre a Apple e os U2 nunca foram oficialmente avançados, apesar dos rumores criados nas redes sociais e alguns sites de informação de tecnologia e música. Esta não foi a primeira parceira da Apple com os U2. Em 2004 juntaram-se para uma edição especial do iPod com o álbum How to Dismantle an Atomic Bomb.

A operação deste ano acabou por ser bastante criticada pelos utilizadores que viram o álbum dos U2 nas suas contas sem qualquer pedido de permissão. Vários utilizadores acusaram a Apple de intrusão e queixaram-se da dificuldade de apagar o álbum nos iPhones, iPads ou iPods. A empresa acabou por lançar uma ferramenta para facilitar a remoção do álbum.

Songs of Innocence está disponível para ser descarregado gratuitamente até ao próximo domingo. Na segunda-feira passa a estar à venda nos formatos habituais.

Sugerir correcção
Comentar