Sony Awards: um concurso para profissionais e amadores

Concurso internacional de fotografia Sony World Photography Awards está a decorrer até 5 de Janeiro de 2015. As candidaturas são gratuitas

Foto
João Galamba de Oliveira, Portugal

A edição deste ano do concurso de fotografia Sony World Photography Awards já está em marcha. O concurso decorre desde 2008 e pretende distinguir os melhores trabalhos em quatro competições: fotógrafos profissionais, fotógrafos amadores, estudantes e jovens (com menos de 19 anos de idade).

Para além disso, o concurso premeia um vencedor em cada país: o Prémio Nacional de Portugal é aberto a todos os interessados, independentemente do seu nível de experiência, e será anunciado a 18 de Março de 2015. As candidaturas são gratuitas e encerram a 5 de Janeiro de 2015.

No caso do concurso para os fotógrafos profissionais, o tabalho deverá incluir uma serie de imagens publicadas em 2014 e o prémio é de 20 mil euros. Quanto ao prémio para fotógrafos amadores, os candidatos têm a possibilidade de se candidatar a qualquer uma destas dez categorias: Arquitectura, Artes e Cultura, Optimizado, Baixa Luminosidade, Natureza e Vida Selvagem, Panorâmico, Pessoas, Sorriso, Fracção de Segundo e Viagens.

Para participares neste concurso, podes inserir, gratuitamente, no máximo, até três fotografias em qualquer uma das categorias. Todas as imagens devem ser igualmente captadas em 2014 e podem ser manipuladas, mas a manipulação deve ser claramente definida dentro da descrição de cada fotografia.

Os trabalhos sujeitos a concurso serão, primeiramente, avaliados por uma comissão de pré-selecção da World Photography Organisation (WPO). O vencedor será eleito por um painel, entre os quais se destaca Astrid Merget, Directora Criativa da organização promotora do prémio.

O vencedor irá receber o mais recente equipamento da Sony e um prémio pecuniário de quatro mil euros, mas os outros dois seleccionados também vão ser distinguidos com prémios. As fotografias dos três vencedores serão publicadas online e expostas na mostra da Sony World Photography Awards de 2015, que se vai realizar em Londres de 24 de Abril a 10 de Maio de 2015.

João Galamba de Oliveira foi o vencedor do Prémio Nacional de Portugal na ediçao do ano passado do Sony World Photography Awards, com uma foto captada em Timor.

O Sony World Photography Awards procura enaltecer os melhores da fotografia contemporânea internacional, enquanto dá a oportunidade aos fotógrafos de mostrarem o seu trabalho a nível mundial, e de serem reconhecidos juntamente com alguns dos melhores fotógrafos do mundo.

Como diz Scott Gray, director-geral da WPO, estes concursos têm como objectivo apoiar os "fotógrafos talentosos de todo o mundo". No caso português, afirma Gray, a intenção é "identificar os fotógrafos locais que estão a produzir trabalhos incríveis e a quebrar os seus próprios limites criativos, para que sejamos capazes de aumentar a sua visibilidade em todo o mundo" e, ao mesmo tempo, acrescrenta, "inspirar outros fotógrafos portugueses em início de carreira". 

Sugerir correcção
Comentar