Finalmente, Argentina!

Os Pumas de Daniel Hourcade fizeram história na madrugada deste domingo ao conseguirem a primeira vitória no Rugby Championship

Foto
DR

Nos dois primeiros anos em que a Argentina participou no Rugby Championship, os Pumas estiveram por duas vezes muito perto de vencer, mas o melhor que tinham conseguido foi um empate, em casa, contra a África do Sul. Neste ano, excluindo os dois jogos frente aos All Blacks, a equipa de Daniel Hourcade tinha discutido até à última jogada o resultado em ambos os jogos contra os Springboks e perante os Wallabies, na Austrália. Porém, no final, a ambicionada vitória continuava a não chegar. Até à madrugada deste domingo…

Com apenas dois minutos, Tevita Kuridrani fez o primeiro ensaio e, aos 12’, Scott Higginbotham fez o segundo. Com uma vantagem de 14-0 ao fim de quinze minutos, a Austrália parecia lançada para uma despedida honrosa do Rugby Championship, mas Ewen McKenzie não teve a vitória que precisava e o futuro do técnico à frente dos Wallabies está mais tremido do que nunca.

E a culpa é de Daniel Hourcade. Apesar do mau início, a Argentina não se deixou abalar e com garra típica dos Pumas, os sul-americanos não perderam a oportunidade de transformar a partida em Mendoza numa das mais importantes da história do râguebi argentino.

Foto

Ainda antes do intervalo, um ensaio de Leonardo Senatore e uma penalidade de Nicolas Sanchez colocaram a Argentina a apenas seis pontos da Austrália (8-14). E um cartão amarelo a Nick Phipps, aos dois minutos do segundo tempo, foi o principio do fim dos Wallabies. Sanches reduziu para 11-14 no minuto seguinte, Bernard Foley ainda respondeu (11-17), mas aos 52’, Juan Imhoff fez o segundo ensaio dos Pumas e colocou a equipa de Hourcade pela primeira vez na frente do marcador (18-17).

Foto

Depois, o jogo entrou numa fase confusa e nem sempre bem jogada e Sanchez e Foley desperdiçaram penalidades acessíveis. O jogo, no entanto, pareceu sempre bem controlado pela Argentina que a seis minutos do fim, com os australianos reduzidos a 14, passou a vencer por quatro pontos (21-17), selando uma inédito e histórico triunfo dos Pumas no Rugby Championship.

Foto

Resultados:

Austrália-Nova Zelândia, 12-12

África do Sul-Argentina, 13-6

Nova Zelândia-Austrália, 51-20

Argentina-África do Sul, 31-33

Nova Zelândia-Argentina, 28-9

Austrália-África do Sul, 24-23

Nova Zelândia-África do Sul, 14-10

Austrália-Argentina, 32-25

África do Sul-Austrália, 28-10

Argentina-Nova Zelândia, 13-34

África do Sul-Nova Zelândia, 27-25

Argentina-Austrália, 21-17

Classificação:

1.º - Nova Zelândia, 22 pontos

2.º - África do Sul, 19 pontos

3.º - Austrália, 11 pontos

4.º - Argentina, 7 pontos

Sugerir correcção
Comentar