Por um dia, o Porto é do gin

A Casa de Serralves é o cenário do Gin Tasting da Invicta. Sábado, dia 4 de Outubro, o maior evento em Portugal dedicado à bebida vai fazer correr muito gin...

Foto
jenny downing/FLICKR

Depois de Lisboa e Leiria, é altura do Porto provar o mundo do gin. No dia 4 de Outubro, a Casa de Serralves recebe o 3.º Gin Tasting do ano.

“O maior evento realizado em Portugal sobre gin” vai terminar a digressão de 2014 na Invicta, com uma tarde de degustações, workshops e apresentação de bebidas. Mais de 50 marcas estarão presentes, entre “referências internacionais incontornáveis” e as “bem mais recentes marcas portuguesas”, como a Big Boss, a NAO ou a GinaGin, lançada em Setembro.

O evento contará com três salas, onde decorrerão master classes e provas comentadas sobre algumas das marcas mais conhecidas e uma dedicada ao tema “O Gin em Madeira”. Em simultâneo, no espaço Schweppes decorrerão 17 sessões ministradas por barmans, que incluem a preparação de “perfect serves” e de cocktails à base de gin, além da apresentação do “Barman do Ano”.

No certame será possível ainda comprar “os melhores acessórios e botânicos” e conhecer “as últimas curiosidades, as tónicas, os utensílios e as novidades do mercado”.

Este ano, o evento começou em Lisboa, em Maio, onde recebeu mais de 3000 visitantes. A 20 de Setembro voltou a Leiria, com mais de 2.500 participantes. O regresso ao Porto está marcado para 4 de Outubro, encerrando o périplo nacional de 2014.

Segundo a organização do Gin Tasting, a Essência do Vinho (que em simultâneo organizou para estes dias o festival Francesinha na Baixa) só em 2013 terão sido vendidas mais de 300 mil garrafas de gin em Portugal. Um fenómeno de popularidade que tem crescido nos últimos dois anos no país, com a abertura de vários bares e espaços dedicados à bebida, o nascimento de cinco marcas portuguesas (três no ano passado e duas em 2014) e até mesmo da primeira revista do mundo especializada na bebida, Zest, lançada em Abril.

Sugerir correcção
Comentar