Presidência da República acolhe apresentação da iniciativa "Portugal Sou Eu" a 5 de Outubro

Objectivo é a divulgação e valorização de produtos e empresas portuguesas. Museu da Presidência da República também reabre no domingo depois de ter sido alvo de uma renovação.

Foto
A política portuguesa oscila entre o estilo afectivo e o estilo austero e convive bem com isso DR

A Presidência da República vai acolher no domingo, no âmbito da celebração do aniversário da Implantação da República, uma apresentação da iniciativa "Portugal Sou Eu", que tem como objectivo a valorização de produtos e empresas portuguesas.

Também no domingo, irá reabrir o Museu da Presidência da República, que completa dez anos de actividade e renovou o seu modelo expositivo.

Relativamente à apresentação da iniciativa "Portugal Sou Eu", e acordo com uma nota divulgada no site da Presidência da República, a mostra de produtos portugueses (tradicionais e inovadores) e das empresas que os apresentam, oriundas de todas as regiões do país, decorrerá nos jardins do Palácio de Belém a partir das 15h00 e irá incluir um programa de animação cultural.

A iniciativa "Portugal Sou Eu" é financiada pelo programa europeu COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, inserido no Quadro de Referência Estratégico Nacional e é gerida pelo IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação, num consórcio que integra a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP).

Na passada semana, no final de uma visita à empresa Lusiaves, na Figueira da Foz – e depois de ter estado, nessa manhã, na cooperativa Proleite -, Cavaco Silva lançou um apelo directo aos portugueses para que “quando forem fazer compras escolham [produtos] portugueses”. Porque isso, argumentou, contribui “para a criação de novos empregos e para o aumento do rendimento dos portugueses” e gera riqueza. “Não se esqueçam, portanto, de verificar a etiqueta e preferir aquilo que é português”, vincou o Presidente da República.

Quanto ao programa de actividades que marca a celebração do 10.º aniversário do Museu da Presidência estão agendadas várias iniciativas de entrada livre no domingo, nomeadamente espectáculos musicais.

Segundo uma nota da Presidência da República, os núcleos expositivos do museu foram reformulados, "mantendo o percurso pela História da República portuguesa, através do qual o visitante fica a conhecer os símbolos nacionais, a biografia e os poderes presidenciais ao longo da história, as visitas e os presentes de Estado e as ordens honoríficas".

A Galeria dos Retratos irá exibir uma nova distribuição que, além de permitir uma melhor observação dos retratos oficiais dos Presidentes, apresenta postos multimédia com informação detalhada sobre a biografia de cada chefe de Estado. A componente audiovisual do museu foi igualmente renovada, com o reforço das temáticas relacionadas com a instituição presidencial, como o Palácio de Belém, as primeiras-damas e o Palácio da Cidadela de Cascais.

A loja do museu foi também reorganizada em função do acolhimento dos grupos e da circulação das pessoas com mobilidade reduzida. As iniciativas que têm decorrido desde 2004 foram compiladas no livro "Museu da Presidência da República 2004-2014", que será disponibilizado na loja do Museu.

Sugerir correcção
Comentar