Hong Kong: a revolução, modo de usar

Jovens dormem em esteiras no asfalto, debaixo de sombrinhas. Surgiram tendas nos viadutos e floresceram bancas que distribuem gratuitamente água, pão, máscaras, luvas, óculos ou película aderente

Plataforma Macau
Fotogaleria
Plataforma Macau
Plataforma Macau
Fotogaleria
Plataforma Macau

Mao pode estar "vivo nos nossos corações", mas a sua retórica de guerrilha já não chega para incendiar as modernas e luxuosas avenidas por onde anda aos gritos a classe média de uma grande metrópole chinesa como Hong Kong. Dentro das suas malas e mochilas de marca, os manifestantes trazem bebidas energéticas, garrafas largas para (os homens) urinarem, "sprays" contra a transpiração dos pés, e sombrinhas, não se vá dar o caso da polícia atirar-lhes com gás lacrimogéneo. E, frequentemente, desatam a limpar as ruas que ocupam.

"Sim, reciclamos", diz Mat, 23 anos, enquanto, ao lado, passam activistas com grandes sacos de lixo, e outros esfregam o alcatrão para limpar uma frase que alguém escreveu a giz. "Queremos derrubar o chefe do executivo (Leung Chun-ying) mas não vamos sujar as nossas ruas", garante o estudante de design da HKU.

Na manhã de quarta-feira, dia 1 de Outubro, quando a China comemorava 65 anos de República Popular, Hong Kong era uma cidade anormalmente parada, com as pessoas a poderem fazer coisas de que já nem se lembram, como atravessar a passadeira com o sinal vermelho ou apanharem um táxi à primeira tentativa. Desde há uma semana que as ruas da baixa da cidade estão ocupadas, primeiro por estudantes, a que se lhes juntaram milhares de pessoas, que exigem o direito de eleger, em 2017, o próximo chefe do executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Foto
Plataforma Macau

A China, que nos anos 1980 inventou esta forma de autonomia para Hong Kong e Macau, territórios então geridos, respectivamente, pelo Reino Unido e Portugal, aceita o princípio de sufrágio universal, mas condiciona-o a uma lista de candidatos fabricada por Pequim. A resposta da população tem sido inequívoca: mais de 45% dos residentes afirmam-se contrários às intenções chinesas, e as ruas enchem-se de gente que não aceita ficar excluída do processo de decisão.

Origem escocesa

Nas manifestações está a história da cidade fundada por escoceses em 1841: pessoas das classes média e alta, orgulhosas da sua condição de chinesas, mas desconfiadas de Pequim, desmentem a habitual ideia de que, quando chega a hora, se pensa com a carteira, e desafiam nas ruas a estabilidade de um território que lhes ofereceu um conforto sem par no extremo oriente.

"Quero dizer ao Governo que é genuíno o nosso desejo de sufrágio universal", diz a freira Mo, da ordem das Filhas de Maria, enquanto tira "selfies" com um iphone e lamenta-se por ter um compromisso à sua espera. "Mas, depois, volto. Temos que mostrar a força da nossa decisão", promete a religiosa católica, natural de Hong Kong. O protesto é enquadrado por lojas de luxo de roupa e de relógios, por "stands" de automóveis italianos, com modelos como só se veem nos filmes, e pela silhueta elegante de uma cidade com edifícios de Norman Foster, I.M. Pei ou Cesar Pelli.

Os que protestam, fotografam com a mais recente tecnologia em telemóveis, e têm à mão o passe do metro para, como diz Patricia, estudante de 20 anos, cumprir "o plano de fuga caso a polícia ataque". Mas não se veem agentes nas redondezas. Após escaramuças no início do movimento, a polícia de choque teve ordem de retirada e as ruas foram deixadas aos manifestantes.

Muitos jovens dormem em esteiras estendidas no asfalto, debaixo de sombrinhas; surgiram tendas nos viadutos, onde nunca ninguém tinha andado a pé; e floresceram bancas que distribuem gratuitamente água, pão, máscaras, luvas, óculos, pequenos guarda-chuvas e película aderente - a logística do protesto é uma arte que se reinventa todos os dias.

A voluntária Elva, 20 anos, com um penso na testa para combater o calor e arrefecer o corpo, calçada com sapatos de plástico e solas de borracha, "para não escorregar", na mala uma garrafa da bebida energética japonesa Pocari Sweat, oferece a quem passa fatias de pão da Marks & Spencer, que alguém doou. "O mais difícil é ir à casa de banho. Ou vamos aos centros comerciais ou aos balneários públicos mas nem sempre ficam à mão", queixa-se.

Ao lado, um rapaz, ri-se e diz que vai "ao parque". No Landmark, o mais famoso 'mall' da cidade, mas agora às moscas, muitas das casas de banho estão fechadas ou têm cartazes a anunciar que se destinam exclusivamente aos clientes. Mais acima, na primeira metade da encosta, onde ficam as zonas de bares e restaurantes de Lan Kwai Fong e Hollywood Road, o único vestígio da ocupação é a escassez de clientes. Numa banca de quinquilharias, uma mulher folheia alegados originais de posters maoístas e vai recitando os respectivos títulos: "Libertemos Taiwan", "Fogo sobre o comité central", "O Presidente Mao dá-nos uma vida feliz"... Mas, nos dias que correm, para citar o Grande Timoneiro, parece que o poder em Hong Kong está mais na ponta de uma sombrinha. 

Exclusivo Plataforma Macau/P3

Sugerir correcção
Comentar