Bruno Pinheiro/ Flickr
Foto
Bruno Pinheiro/ Flickr

Governo açoriano apoia regresso de estudantes às ilhas

Novo programa visa o acompanhamento e o apoio aos jovens "que saem da sua ilha de residência para prosseguir os estudos e que pretendem voltar"

O Governo dos Açores vai lançar um novo programa para acompanhar e apoiar os jovens que "saem da sua ilha de residência para prosseguir os estudos e que pretendem voltar", anunciou esta quinta-feira a secretária regional Adjunta da Presidência.

A informação foi avançada por Isabel Rodrigues no Conselho de Juventude dos Açores, durante o qual apresentou as políticas para o sector que constam da proposta de Plano e Orçamento para 2015, e que, segundo disse, "regista, em termos globais, um aumento de 7% na dotação face a este ano".

Segundo Isabel Rodrigues, citada numa nota do gabinete de apoio à comunicação social do executivo, este novo programa visa o acompanhamento e o apoio aos jovens "que saem da sua ilha de residência para prosseguir os estudos e que pretendem voltar".

A nota explica que a medida será desenvolvida em parceria com vice-presidência do Governo e com a Sociedade de Desenvolvimento Económico dos Açores (SDEA). No Conselho de Juventude, a secretária regional adiantou também que vão arrancar, no próximo ano, os projectos de requalificação das Pousadas de Juventude da Terceira e de São Miguel.

De acordo com a secretária regional, "a estratégia do Governo dos Açores para a Juventude, no âmbito deste departamento governamental, assenta em três linhas principais, nomeadamente a facilitação da mobilidade, o desenvolvimento da criatividade e o apoio à actividade associativa, dando enfoque particular às acções que fomentem a participação cívica e a intervenção comunitária" dos jovens açorianos. Outro dos temas abordados foi o do emprego, tendo Isabel Rodrigues frisado que o Plano de investimentos para o próximo ano tem uma componente "muito forte" dirigida a este sector.