Bohemian Guitars: transformar latas de óleo em instrumentos

Adam e Shaun Lee passaram a infância em Joanesburgo e habituaram-se a ver a transformação de resíduos em instrumentos funcionais. Decidiram então inspirar-se nos habitantes sul-africanos e criaram guitarras eléctricas a partir de materiais reciclados

São guitarras e são feitas a partir de latas de óleo recicladas. E o mais importante: o som é tão bom como a aparência. A ideia partiu de Adam e Shaun Lee, dois irmãos que passaram a infância em Joanesburgo, na África do Sul. Inspiraram-se nos habitantes sul-africanos que transformavam resíduos em instrumentos funcionais e assim tiveram a ideia de desenvolver uma linha de guitarras feitas a partir de componentes reutilizáveis e reciclados.

Em 2013, da ideia passaram à acção e criaram uma empresa, a Bohemian Guitars. É descrito no

Custom and Vintage Oil Can Guitars" href="https://www.bohemianguitars.com/" target="_blank">site que ambos partilham “um amor por sons de instrumentos caseiros simples, bem como a propensão para transformar instrumentos partidos e componentes reciclados em obras de arte musicais”. O objectivo destes dois irmãos era, então, conceber uma alternativa aos “instrumentos musicais super-facturados e sem graça”, que existem actualmente no mercado.

Foto
Bohemian Guitars

Um preço mais acessível é outra das preocupações da Bohemian Guitars. A ideia é que a relação entre a aparência e o som da guitarra não resulte num preço muito elevado. A empresa promete, então, “proporcionar maior qualidade, guitarras elegantes e modernas, a um preço muito mais acessível”. Esta série de guitarras feitas a partir de latas de óleo recicladas tem o nome de Boho e custa 299 dólares, o equivalente a cerca de 235 euros.

A empresa Bohemian Guitars foi lançada através do Kickstarter, um site de financiamente colectivo, e a campanha tem sido um sucesso. O objectivo inicial era angariar cerca de 30.000 dólares (aproximadamente 23.600 euros), uma meta que neste momento está nos 54.233 dólares (aproximadamente 42.650 euros). Até agora, o projecto tem já 297 apoiantes.

Preocupada em “reduzir a pegada ambiental”, a

Facebook" href="https://www.facebook.com/BohemianGuitars" target="_blank">Bohemian Guitars utiliza, sempre que possível, materiais reutilizáveis na fabricação dos seus instrumentos e, por isso, procura recuperar partes velhas ou partidas de outras guitarras, de modo a reduzir a necessidade de novos materiais. A empresa disponibiliza-se ainda a receber instrumentos antigos das pessoas, de modo a evitar que sejam deitados fora. Para além disso, por cada guitarra que vendem é plantada uma árvore, uma acção que resulta da parceria com a organização “Tree for the Future”.