Cidadania 2.0: o digital ao serviço da cidadania

Depois de três edições realizadas em Lisboa, o Cidadania 2.0 terá lugar no Porto, nos dias 26 e 27 de Setembro. O evento pretende apresentar projectos que promovem a cidadania através de redes sociais e plataformas digitais

Foto
Jim Young/Reuters

“Inspirar, informar e impulsionar” é este o mote do Cidadania 2.0. Este é um evento que pretende dar a conhecer projectos e iniciativas que usam redes e ferramentas sociais, dados abertos e aplicações móveis para estimular o diálogo em sociedade e para promover a cidadania. A quarta edição do Cidadania 2.0 realiza-se nos dias 26 e 27 de Setembro, no Teatro Rivoli, no Porto.

Para além de informar os cidadãos dos projectos e iniciativas que existem, o evento pretende inspirar os participantes a criar os seus próprios projectos e impulsionar aqueles que possam estar ainda numa fase embrionária.

Na sexta-feira, 26 de Setembro, serão apresentados dez projectos e 13 no dia seguinte. No entanto, os moldes em que vão decorrer estas apresentações serão diferentes, como contou ao P3 Ana Silva, uma das organizadoras do evento. Na sexta-feira, o formato será comum ao de uma conferência: serão ouvidos os projectos e no final haverá espaço para a audiência colocar questões. Já no sábado, as apresentações serão muito mais curtas, pois de seguida haverá um momento de “networking” com os próprios promotores dessas iniciativas e projectos.

Foto
Futurium

Ao todo será uma maratona de 23 projectos, estando representados quatro países (Bélgica, Brasil, Espanha e Portugal).

Foto
eSolidar

A poucos dias do

Projetos que usam redes e ferramentas sociais no contexto da cidadania" href="http://cidadania20.com/" target="_blank">evento, Ana Silva garante que as expectativas são positivas.“Estamos francamente animados com o programa, porque conseguimos um leque muito interessante de iniciativas diferentes. E é a diversidade de casos que vamos ter que nos dá a expectativa de que vai ser um bom programa. Estamos também contentes por ser o primeiro evento que fazemos fora de Lisboa”, refere.

Sem fins lucrativos, os projectos e iniciativas que serão apresentados no

Facebook" href="https://www.facebook.com/cidadania20" target="_blank">Cidadania 2.0 abrangem áreas e vertentes muito distintas, desde a Saúde à Educação, passando até pelo futuro das nações, regiões e/ou cidades.

Para todos os gostos

Ana Silva destaca como exemplos quatro projectos, todos de âmbitos muito diferentes. O "

eSolidar

" é um projecto que ajuda de uma forma diferente as organizações não-governamentais (ONG’s) a angariar fundos para as suas missões. O "

Futurium

" é uma iniciativa da comissão europeia que visa colocar os cidadãos europeus a pensar o futuro da Europa em diversos desafios. A "

Facebook" href="https://www.facebook.com/policiasegurancapublica" target="_blank">PSP no Facebook" diz respeito ao trabalho que a PSP tem feito na rede social Facebook, promovendo a actividade da própria organização e dando dicas importantes de segurança. Já o "Portal de Transparência Municipal" disponibiliza aos cidadãos informações sobre como é feita a gestão da administração pública local.

O Cidadania 2.0 realizou-se pela primeira vez em 2010. Um grupo de cidadãos portugueses começou a acompanhar aquilo que, em países como o Reino Unido, tanto as autarquias, como as associações sem fins lucrativos iam fazendo nas redes e de que forma é que iam usando as plataformas digitais para passar as suas mensagens. “Um dia, em 2010, pensamos “Por que não fazer um evento em Portugal que trouxesse alguns desses casos e os desse a conhecer?”, conta Ana Silva.

A quarta edição do Cidadania 2.0 é de participação livre e gratuita, sendo dirigida tanto a autarquias, como a ONG’s e organizações privadas e até ao cidadão individual. Para participar basta apenas efectuar um pré-registo no site até 24 de Setembro.