O que aí vem em cinema chega primeiro ao Famous Humor Fest

Com curadoria de Rui Pedro Tendinha, o Famous Humor Fest trará "previews" e mesas redondas à volta da comédia portuguesa no cinema, televisão e "web"

Foto
Capitão Falcão da Indievídeos, com Gonçalo Waddington

O Famous Humour Fest celebra o humor na sua vertente mais orgânica: ao vivo, feito de acções e reacções e perante uma plateia disposta a tudo. Mas nem por isso descura o humor em diferido. O crítico Rui Pedro Tendinha vai moderar uma série de ante-estreias e debates à volta da produção de comédia em vídeo em Portugal, todos com entrada livre.

Entre os painéis mais aguardados estará o da Indievídeos, que para além da exibição de "Um Mundo Catita" (2007) avançará com mais detalhes sobre "Capitão Falcão", o herói fascista que defende um Portugal do Estado Novo da ameaça comunista. A sessão contará com a presença do realizador João Leitão e do protagonista Gonçalo Waddington, para além de uma "preview" da longa-metragem que já reúne uma base de fãs militante mas ainda procura distribuição.

Haverá ainda dois filmes em regime de "preview": "Mau Mau Maria" de José Alberto Pinheiro e "Virados do Avesso" de Edgar Pêra. O primeiro é uma comédia romântica que conta com a participação de Diana Chaves, Marco Horácio, e até Rui Reininho. Já "Virados do Avesso" conta com Jorge Corrula e Diogo Morgado no papel de um casal de homosexuais que vêm tudo mudar quando um deles sofre de amnésia e se esquece da sua orientação sexual. 

Quanto a séries, terá lugar a projecção de "Barba Rija", uma "websérie" da autoria de André Murraças e que segue a cultura "bear" em Lisboa através de três homens "com barba rija mas coração de mel". Haverá também uma mesa-redonda com Rui Unas, Salvador Martinha, César Mourão e João Manzarra - autores da série "Sal".

Sugerir correcção
Comentar