Áurea Sampaio é a nova directora adjunta do PÚBLICO

Foto

Áurea Sampaio, que há 25 anos foi a primeira editora de Política do PÚBLICO, regressa em Outubro ao jornal, agora como directora adjunta. Traz consigo 30 anos de jornalismo e análise política séria e independente e sete de experiência como membro da direcção da Visão.

A jornalista, que inicia as novas funções a 1 de Outubro, estudou História na Faculdade de Letras de Lisboa, iniciou a carreira no início dos anos 1980 no Diário de Lisboa e foi “correspondente parlamentar” a partir de 1984; em 1988 integrou o Semanário, onde também coordenou a Política; trabalhou no PÚBLICO entre 1989 e 1998, tendo sido editora e redactora principal responsável pela revista de domingo; passou por O Independente e a seguir esteve 12 anos na Visão (cinco como editora de Política e sete como directora adjunta). Saiu dos quadros da revista há um ano, mas mantinha várias colaborações, como a crónica semanal e outros projectos editoriais. Em 2008 participou num curso de jornalismo multiplataforma na Universidade de Columbia e em 2011 no Curso Itinerante do Committee of Concerned Journalists.

O vazio deixado pela morte de Miguel Gaspar, director adjunto do PÚBLICO entre Novembro de 2009 e Junho de 2014, não tem substituto. Todos o sabemos. Mas é crucial olhar para o futuro. Estamos por isso contentes por termos conseguido reforçar a equipa com uma jornalista tão experiente, atenta e respeitada como é a Áurea Sampaio.

Sugerir correcção
Comentar