Associação lança apelo para ajudar animais deixados ao abandono num zoo em Gaza

Conflito entre Israel e o Hamas fez 80 mortos entre os animais do jardim zoológico de Gaza. Os 20 que sobreviveram correm agora risco de vida por não terem acesso a medicação, alimentos e mesmo água. Associação Four Paws está no terreno

Foto
Mihai Vasile/ Four Paws

Não são apenas humanas as vítimas do conflito israelo-palestiniano. Os ataques aéreos em Gaza fizeram recentemente 80 vítimas mortais entre os animais do jardim zoológico de Al-Bisan e há neste momento 20 animais deixados ao abandono, em risco de vida por falta de medicamentos, alimentação e mesmo água. A associação de defesa dos animais Four Paws tem agora uma equipa no terreno e lançou uma campanha de angariação de fundos para salvar estes animais.

O cenário, descreve a CNN numa reportagem feita no terreno no fim do mês de Agosto, "não podia ser mais triste": "Numa pequena gaiola, um babuíno senta-se, apanha sementes do chão, comendo desesperadamente tudo o que encontra. Ao lado, o cadáver da sua companheira e dos cinco filhos no chão, decompondo debaixo do calor de Agosto."

Muitos dos animais que sobreviveram aos danos colaterais do conflito entre Israel e o Hamas aparentam estar traumatizados e, além das mazelas provocadas pelos ataques, muitos não têm alimento há dias uma vez que o zoológico não tem capacidade financeira para tratar dos animais. "A situação é muito má. Não podemos retirar os animais das jaulas para as lavar e muitos deles estão a ficar doentes porque estão fracos e em locais sujos. Mas não temos qualquer alternativa", lamentou o veterinário chefe do zoo à CNN. A situação é particularmente preocupante entre os leões, que precisam de comer grandes quantidades de carne, revelava o meio de comunicação social na altura em que visitou o zoo, acrescentando que os animais não comiam "há dez ou 15 dias".

Foto
Mihai Vasile/ Four Paws

Esta semana, a associação austríaca Four Paws revelou que tinha uma equipa no terreno e lançou um apelo internacional, mostrando imagens perturbantes da situação actual no zoo: "A Four Paws forneceu comida, água e medicamentos urgentes para os 20 animais sobreviventes no severamente danificado zoo Al-Bisan, em Gaza. Agora vamos dar o nosso melhor para encontrar um novo lar seguro para eles. Por favor, apoiem-nos nesta missão", escreveram esta quarta-feira na página do Facebook.

Foto
Mihai Vasile/ Four Paws

A equipa austríaca — que iniciou a missão a partir do Cairo, com ajuda de autoridades e ONG locais, e contou com transporte militar até ao local, para garantir a segurança — deparou-se com um cenário chocante. "A maioria das jaulas foram severamente danificadas. Existem vários animais mortos. Os poucos que sobreviveram, entre eles três leões, estão traumatizados, doentes e muito fracos", relatou no site da Four Paws o veterinário e líder da equipa de resgate, Amir Khalil.

Foto
Mihai Vasile/ Four Paws

Com alguns alimentos, antibióticos, desinfectantes e desparasitantes, a equipa da Four Paws está a fazer o trabalho possível no terreno — o que, por questões de segurança e falta de meios, não é o desejável. A situação dos animais está a ser estudada e nos próximos dias a associação deve saber se consegue transportar os animais para um lugar seguro. 

Sugerir correcção
Comentar