Estes copos reutilizáveis querem substituir os descartáveis

Os copos Stack-Cup são “amigos do ambiente” e podem ser empilhados mesmo estando cheios o que facilita o transporte de várias bebidas ao mesmo tempo

Foto
Fernando Veludo/nFactos

O copo Stack-Cup é reciclável, reutilizável, lavável e possui uma pega única, que permite o seu empilhamento numa forma espiral, através do encaixe sucessivo de uma pega na outra, uma característica que facilita o transporte da bebida e que ao mesmo tempo evita que ela entorne enquanto caminhamos.

A empresa Belga Stack-Cup criou estes copos ecológicos como alternativa sustentável aos descartáveis, porque acredita que podem contribuir para uma redução do desperdício. Os copos Stack-Cup estão disponíveis em dois formatos, 330 mililitros e 500 mililitros e são feitos de polipropileno, um termoplástico reciclável, resistente, inócuo e próprio para a indústria alimentar. De acordo com os fabricantes, as bebidas mantêm-se frias e a mão quente, o plástico não altera o sabor das bebidas e resiste a mais de mil lavagens.

Os copos Stack Cup foram vistos pela primeira vez, este ano, em Portugal, apesar de o conceito já existir, no país, há cerca de três anos. O Festival Bons Sons, onde por exemplo, bateram o recorde de 38 copos empilhados, cheios de água, várias “Sunset Party’s” a nível nacional e os Trilhos dos Templários, no qual foram percorridos de 10 a 29 quilómetros sem copos no chão, estimularam a utilização de copos de plástico da Stack-Cup, para diminuir a poluição.

Foto
Fernando Veludo/nFactos

Paulo Silva é o representante da Stack-Cup em Portugal, é um empresário ligado à indústria dos moldes, que estreitou relações com a marca belga ao descobrir uma forma inovadora e mais rápida de concluir cada exemplar. “Dupliquei a capacidade produtiva, ao criar vários moldes que fazem quatro copos de cada vez”, conta Paulo Silva ao P3. “Apesar de o produto só trazer vantagens, ainda é residual o número de copos vendidos no nosso país”, continua.

Foto
Fernando Veludo/nFactos

Rótulos ou ilustrações

Foto
Fernando Veludo/nFactos

Muitas vezes associados a acontecimentos ao ar livre, estes copos “amigos do ambiente” são utilizados na organização de eventos musicais ou desportivos e em estabelecimentos de bebidas e restauração em diversos países, nos quais o chão permanece quase limpo quando a festa acaba.

Os copos ecológicos aparecem em várias cores e beneficiam de um processo de rotulagem inovador – “in mold label” (IML) - que possibilita a inserção de rótulos ou ilustrações de forma directa. Com o IML é possível produzir uma peça moldada, identificada e decorada sem que haja necessidade de colocação de um rótulo adesivo, impressão ou gravação.

De acordo com um estudo da Stack-Cup, num grande evento, em média, cada visitante consome três bebidas, o que significa que, por cada 10 mil entradas, há 30 mil copos descartáveis desperdiçados. “Eu tenho uma solução, um evento, uma pessoa, um copo. Este copo pode ser mantido ao pescoço com uma fita própria que se prende ao recipiente, pode ser transportado no bolso ou numa carteira, o consumidor não tem de segurar no copo vazio ”, explica o empresário.

Paulo Silva conta que num festival de música realizado na Bélgica, com cerca de 40 mil visitantes, como cada pessoa só utilizou um copo, que a maior parte levou para casa, no final, parecia que não tinha acontecido nada. O recinto do evento limpou-se em 12 minutos e o governo ficou tão satisfeito com o dinheiro poupado nos trabalhos de limpeza que ofereceu 10 mil euros à organização.

Neste momento não há eventos agendados que contem com a presença dos copos Stack-Cup. Paulo Silva está numa fase de conversações com diversas associações académicas, com o objectivo de consciencializar as massas.

Sugerir correcção
Comentar