Equipamento de equipa feminina colombiana causa polémica no ciclismo

Federação Internacional de Ciclismo considera que desrespeita "qualquer padrão de decência".

Foto
Twitter

O equipamento da equipa feminina colombiana de ciclismo Bogota Humana-San Mateo-Solgar é colorido, em tons amarelo e vermelho, mas um pormenor do fato está a colocar as seis ciclistas nos sites noticiosos e nas redes sociais. A zona entre a barriga e as coxas é cor de pele e as mulheres parecem estar parcialmente nuas.

Após as fotografias das seis ciclistas tiradas na Tour da Toscana, em Itália, terem começado a circular na Internet surgiram as primeiras críticas por parecer que as mulheres estão despidas.

Na sua conta no Twitter, o presidente da Federação Internacional de Ciclismo (UCI, na sigla em inglês), manifesta a sua indignação. "Aos que levantaram a questão sobre o equipamento de uma certa equipa feminina posso dizer que estamos a analisar ao caso. É inaceitável segundo qualquer padrão de decência", escreveu Brian
Cookson.

Também a ciclista campeã olímpica Nicole Cooke manifestou contra o equipamento colombiano no Twitter. “Isto transformou o desporto numa piada”, escreveu. “Raparigas defendam-se – digam não”, acrescentou.

Na rede de microblogging, o presidente do Instituto Distrital de Recriação e Desporto de Bogota Humana, Aldo Cadena, responde que o organismo se limita a patrocinar a equipa feminina e que esta pertence à Federação Colombiana de Ciclismo, responsável pelo equipamento. “Não aprovamos o desenho do uniforme, nem fomos consultados sobre ele”, explica.

“Parece-nos que o desenho não é o adequado para este tipo de competências”, continua Cadena. O responsável lamenta que, “em vez de gerar interesse a sua participação e desempenho desportivo o que se gerou foi uma confusão nas redes sociais”. 

Até agora, nem a Federação Colombiana de Ciclismo nem nenhuma das ciclistas se pronunciou sobre o caso.

Sugerir correcção
Comentar