Zeus, o maior cão do mundo, morreu jovem

Grand danois criado nos EUA media 2,2 metros apoiado nas patas traseiras. Era dele o recorde do Guinness.

Foto
DR

Tinha um nome a condizer com o seu tamanho mas morreu bem jovem. Zeus, um grand danois que foi classificado em 2012 pelo Guinness como o cão mais alto do mundo, morreu há dias, com apenas cinco anos de idade.

Zeus media 1,12 m de altura e quando o dono lhe agarrava as patas e o enorme e elegante cão de pelo preto se punha em pá apoiando-se apenas nas patas traseiras, quase lhe podia comer “as papas na cabeça”. Para olhar o seu cão nos olhos, Kevin Doorlag tinha que levantar bem a cabeça. Nessa posição, Zeus, que faria seis anos em Novembro, media 2,2m.

Em Otsego, no Estado norte-americano do Michigan, Zeus era bem conhecido não só pelo seu tamanho, mas também porque pelo seu carácter dócil era usado para terapia em escolas e em hospitais, onde era visita assídua.

Fotos partilhadas pela família mostram Zeus a beber água directamente da torneira da cozinha sem sequer ter que se esticar, mas também a partilhar a sala de jantar dos donos com um pequeno gato.

Já a brincadeira de saltar para o colo de miúdos ou graúdos lá em casa era bem mais complicada tendo em conta o seu tamanho – mas Zeus gostava de se enroscar nas pernas que apanhasse livres no sofá, assegura a família. E há até fotos do cão sentado ao colo de um dos donos, no alpendre de casa.

Manter tal porte não é coisa fácil – nem barata para os donos. Zeus comia uma saca de 15 quilos em duas semanas, segundo a dona. Kevin Doorlag contava que por vezes lhe perguntavam se era realmente um cão ou um cavalo.

Os cães grand danois e de outras raças de grande porte têm tendência a viver em média menos tempo que os restantes. A explicação veterinária para isso é que o facto de terem um corpo grande acaba por provocar deformações no desenvolvimento de órgãos vitais como o coração e os pulmões.
 

Notícia corrigida às 9h25: sobre a quantidade de comida ingerida por Zeus - 15 quilos em duas semanas e não 13 quilos por dia.

Sugerir correcção
Comentar