Comer bem ajuda a prevenir o cancro? O Ipatimup diz que sim

Evento promovido pelo Ipatimup no Porto reúne o chefe Hélio Loureiro e o nutricionista Pedro Graça. O objectivo é mostrar que uma alimentação saudável é uma das melhores formas de prevenir o cancro

Foto
Hélio Loureiro e Pedro Graça unem-se ao Ipatimup numa chamada de atenção para a importância da alimenta Dr Zeeshan/Flickr

O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) promove este sábado, dia 13 de Setembro, um encontro para explicar aos portuenses a importância de uma alimentação mais saudável. Às 18h, no Mercado Bom Sucesso, o nutricionista Pedro Graça discute a teoria para depois o chefe Hélio Loureiro mostrar a parte prática da mensagem.

O chefe portuense Hélio valoriza alimentos saudáveis, provando assim que é possível comer bem — em todos os aspectos. Para o comprovar, só mesmo vendo Hélio em acção este sábado, 13 de Setembro. Convidado pelo Ipatimup a cozinhar "em casa", estará no Mercado do Bom Sucesso a partir das 19h30 numa prova de "show-cooking" quer quer dar primazia à alimentação saudável.

Esta iniciativa, "Comer com Sucesso", acontece no âmbito do programa das comemorações dos 25 anos do Ipatimup e quer, essencialmente, chamar a atenção da população para a importância da alimentação saudável na prevenção de doenças como o cancro.

Uma dieta "hipercalórica", "pobre em frutas e vegetais" e "demasiadamente rica em carne" constitui um factor de risco "para a ocorrência de cancro", tornando "urgente mudar de hábitos alimentares e alertar para os benefícios que isso nos pode trazer", lê-se, em comunicado do instituto. "Se a isto acrescentarmos o facto de a grande maioria dos cancros (cerca de 90 a 95%) ser esporádico, ou seja, estar associado a causas externas — sendo a alimentação desequilibrada uma dessas causas —, a pergunta 'comer bem previne o cancro?' conduz a uma resposta óbvia".

Por isso mesmo, a Hélio junta-se o nutricionista Pedro Graça, numa "troca de ideias" entre tachos e panelas que pretende mudar mentalidades e deixar dicas úteis. Mas antes disso, Pedro Graça tem um tempo de antena mais prolongado: às 18h, fala "sobre o impacto e os desafios actuais da alimentação" numa conferência aberta a acontecer no Auditório da Fundação Manuel António da Mota.

Sugerir correcção
Comentar