Bilhetes para o Mundial 2015 já estão à venda

Os interessados podem candidatar-se à compra dos ingressos até 29 de Setembro. As confirmações chegarão em Outubro

Foto
DR

Os bilhetes para os 48 jogos do Campeonato do Mundo de 2015 começam nesta sexta-feira a vender-se no site tickets.rugbyworldcup.com, onde podem ser adquiridos até 29 de Setembro. A partir dessa data, quem quiser assistir ao vivo aos jogos mais procurados na prova organizada pela Inglaterra e não tiver assegurado o seu lugar, ficará dependente do sorteio de bilhetes. É que o aviso já foi feito: os adeptos devem comprar os ingressos pelas vias oficiais ou correm depois o risco de lhes ser recusada a entrada nos recintos.

Segundo o comunicado da IRB, até dia 29 a oferta é de cerca de um milhão de bilhetes, sendo que 300 mil já terão sido vendidos por clubes locais. A tabela prevê quatro categorias de preços, a partir de sete libras (perto de nove euros) para crianças (cujo acesso só é permitido a 41 jogos) e de 15 (aproximadamente 19 euros) para adultos.

A compra implica o registo individual no site da IRB, onde, na maioria dos casos, cada inscrito só poderá adquirir até quatro bilhetes por jogo. Para 15 das 48 partidas do campeonato, há, no entanto, a possibilidade de o mesmo utilizador comprar até 15 ingressos.

Foto

Em todo o caso, a venda não se fará por ordem de chegada: a organização vai recolher todas as inscrições e pedidos de compra registados entre esta sexta-feira e as 18h00 do dia próximo 29, após o que sorteará os lugares para jogos e categorias de preço com excesso de procura. O objectivo, diz a IRB, é "assegurar uma justa distribuição" de oportunidades e o resultado desse rateio será comunicado aos fãs em Outubro.

Depois disso, há mais duas oportunidades de acesso ao Mundial: bilhetes que ainda tenham ficado disponíveis serão vendidos em Novembro – e aí, sim, a compra será para os primeiros a chegar – e no início de 2015 a IRB lançará uma plataforma para uma segunda fase de venda – no que a intenção é garantir que os compradores que tenham deixado de poder usufruir dos seus bilhetes os possam vender a outros interessados ao preço original.

"Este é um momento excitante", declara Debbie Jevans, directora-executiva do England Rugby 2015. "À medida que nos aproximamos da altura em que falta um ano para o evento, este é o momento por que os fãs de râguebi de todo o mundo têm estado à espera".

Realçando que o sistema de bilhética criado para o evento envolveu um grande esforço no sentido de assegurar que o processo se verifique "de forma tão simples e eficiente quanto possível, e oferecendo flexibilidade aos adeptos", o mesmo responsável acrescenta: "Os fãs têm 17 dias para se candidatarem, portanto não há pressa. Podem levar o seu tempo a considerar o que realmente pretendem comprar”.

Sugerir correcção
Comentar