Jennifer Lawrence já não vai estar nua numa galeria

Um artista plástico de Los Angeles vai usar nus seus e não as fotograifas da actriz: quer deixar claro que esta exposição não é sobre a exploração do corpo feminino, mas sobre a privacidade individual

Foto
XVALA jdesistiu de expor as fotos da actriz vencedora de um Óscar Lucas Jackson/Reuters

XVALA, artista plástico de Los Angeles, começou por anunciar que ia expor as fotos íntimas roubadas a Jennifer Lawrence e a Kate Upton na sua exposição No Delete, numa galeria de arte contemporânea da Florida, mas agora, ao ver que o público se solidarizou com “a vitimização” destas celebridades, vai substituir as imagens da actriz e da modelo por fotografias suas: nus em tamanho real.

“As pessoas identificaram-se muito mais com a vitimização de Jennifer Lawrence e Kate Upton do que antecipei, o que foi muitíssimo persuasivo”, disse em comunicado. A mobilização do público ao assinar petições públicas movendo-se por esta causa impressionou o artista: “deixou de ser meramente uma situação em que alguém foi pirateado, mas passou a ser apresentado como um caso de propriedade privada roubada”, concluiu Jeff Hamilton, que assina XVALA.

Cory Allen Contemporary Art, St. Petersburg, Florida, onde a exposição se inaugura a 30 de Outubro, explica que a mudança de foco do artista – ao expor-se a si – quer mostrar que o seu trabalho não trata a exploração do corpo feminino, mas a privacidade individual.

XVALA já tinha recorrido a fotografias de celebridades no seu trabalho. Foi com isso que ganhou visibilidade nos media de todo o mundo: em 2007 expôs uma fotografia de Britney Spears de cabeça rapada com moldura trabalhada em madeira, ao estilo do século XVIII. Chamou-lhe The Appeal of the Loss of Desirability.

O dono da galeria, Cory Allen, explicava, aquando do primeiro anúncio da exposição, que não se tratava de aproveitar a fama das imagens ou de pactuar com os hackers que as roubaram. “Não tem nada a ver com isso. O artista está a tentar tomar uma posição”, escrevia na página da galeria.

“Partilhamos os nossos segredos com a tecnologia, e, enquanto o fazemos, a nossa privacidade torna-se acessível aos outros”, disse XVALA num comunicado de imprensa em que explicava o projecto. “O comentário por trás da exposição é uma reflexão sobre quem somos nós hoje: todos somos utilizadores [das tecnologias], e no fim, acabamos por ser nós os usados”, continuava Allen, afastando a hipótese de um processo judicial por causa de No Delete, apesar das ameças de Lawrence a qualquer um que partilhasse as fotos: “Não estamos a partilhar ou a publicar as imagens on-line – o artista está a criar arte a partir das imagens”, disse na altura ao Washington Post.

Ao longo dos últimos anos, XVALA tem vindo a coleccionar fotos comprometedoras de várias figuras públicas usando o motor de busca Google – todas fazem parte de Fear Google, o projecto de arte urbana do artista que cola estas imagens em paredes das ruas para reflectir sobre o culto das celebridades e a segurança da Internet. A passagem destas colagens de rua para as telas expostas numa galeria estava já a ser discutida entre o artista e o galerista há algum tempo.

Sugerir correcção
Comentar