Morreu Robert Young, guitarrista e fundador dos Primal Scream

Robert 'Throb' Young tinha 49 anos e participou nos momentos mais relevantes da carreira do grupo rock britânico.

Foto

Um dos fundadores do grupo rock britânico Primal Scream, o guitarrista Robert 'Throb' Young, morreu em Hove, Inglaterra, soube-se esta quinta-feira.

Não existe ainda uma confirmação oficial da parte da família, mas os mais relevantes jornais britânicos – do The Guardian ao The Independent – dão a notícia como certa. Ainda não se sabe as causas da morte e a data concreta em que o óbito terá ocorrido, embora a polícia refira que foi chamada no dia 9 a um apartamento onde estava um corpo identificado como sendo Robert Young. Segundo a polícia, a sua morte não tem sido tratada como "suspeita."

O guitarrista fundou a banda com o amigo de escola e cantor Bobby Gillespie, em Glasgow, na Escócia, em 1984. Bobby Gillespie continua a ser o rosto dos Primal Scream, enquanto Robert Young abandonou o grupo em 2006 para lidar com aquilo que Bobby apelidou na altura de “problemas da sua vida pessoal.”

Embora não tenha sido até ao momento divulgada nenhuma declaração oficial, Bobby Gillespie já declarou à imprensa que Robert Young era "um irmão" e "um verdadeiro homem do rock." O baixista Gary ‘Mani’ Mountfield, publicou num fórum dedicado ao grupo que a notícia era “verdadeiramente devastadora.” Liam Gallagher dos Oasis, o escritor Irvine Welsh ou o cantor Tim Burgess dos Charlatans também lamentaram a morte do músico nas redes sociais.

Os Primal Scream tiveram os seus momentos de apogeu aquando do lançamento de álbuns como XTRMNTR (2000) e principalmente Screamadelica (1991), tendo convertido canções como Movin’ on up, Come together ou Loaded, em momentos marcantes da relação entre o rock, psicadelismo e música de dança.

Ao longo dos anos, até 2006, Robert Young viria a participar em cerca de uma dezena de gravações de álbuns do grupo. O último álbum dos Primal Scream é de 2013 e chama-se More Light.

Sugerir correcção
Comentar