Veronica Roth e John Green, escritores de histórias para jovens, são as novas entradas na lista da Forbes

James Patterson continua a ser o escritor mais lucrativo do mundo.

i-video
Divergente

Na lista dos autores que mais dinheiro ganham no mundo, James Patterson, de 67 anos, volta ao primeiro lugar, depois de o ano passado o ter cedido a E. L. James. O autor de mais de 80 livros, alguns deles adaptados ao cinema – A Conspiração da Aranha(Presença),Alex Cross (topseller), ou A Noiva Assassina (Presença) – ganhou no último ano 90 milhões de dólares (69 milhões de euros), revelou a revista Forbes ao divulgar a lista dos escritores com maiores rendimentos. Mantêm-se os best-sellers de sempre, mas há entradas novas: autores jovens de literatura juvenil.

John Green, de 37 anos, e Veronica Roth, de 26, entraram este ano pela primeira vez na lista por causa da sua literatura para adolescentes. O crescente interesse pela literatura juvenil valeu a Veronica Roth e a John Green a entrada directa para o sétimo e 14º lugares, com 17 milhões de dólares (13 milhões de euros) e 9 milhões de dólares (6 milhões de euros). Roth, com a sua triologia Divergente (Porto Editora) que vendeu em 2013 mais de seis milhões de cópias, é a autora mais jovem de sempre a entrar no ranking e beneficiou dos direitos de autor das adaptações dos seus livros ao cinema: Divergente, realizado por Neil Burger e Insurgente, em rodagem.

Foi também graças à história entre dois jovens de A Culpa é das Estrelas (ASA) que John Green se tornou um dos mais lucrativos escritores: cerca de 1 milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos e um filme com o mesmo nome, que se tornou um sucesso de bilheteira.

Estudos de mercado nos Estados Unidos mostram que a crescente procura destas histórias inclui também pessoas até aos 44 anos. “Os livros juvenis atingiram o público adulto. Harry Potter foi o primeiro a chegar a esse público – foi rapidamente acolhido pelas crianças e depois por adultos”, disse à Forbes Lori Benton, da Scholastic, editora norte-americana.

Na lista estão os autores de best-sellers já habituais neste ranking: Dan Brown em segundo lugar com 28 milhões de dólares (21 milhões de euros), Nora Roberts em terceiro, com 23 milhões (17,8 milhões de euros), e em quarto Danielle Steel com 22 milhões (17 milhões de euros). E L James – 10 milhões (7 milhões de euros) – caiu do primeiro lugar do ano passado para o 11º: as vendas dos livros de As Cinquenta Sombras de Grey (Lua de Papel) derraparam, escreve a Forbes.

Suzanne Collins, J. K. Rowling e George R. R. Martin, autores de Harry Potter (Presença), Jogos da Fome (Presença) e Guerra dos Tronos (Saída de Emergência), estão em oitavo, nono e décimo lugar na lista que tem em conta as vendas de livros, ebooks, áudio-livros e direitos de autor de adaptações à televisão e ao cinema recebidos entre Junho de 2013 e Junho de 2014.

Sugerir correcção
Comentar