Terceira competição europeia não arranca em 2014-15

O comité executivo da European Professional Club Rugby colocou no “congelador” a prova de clubes que contaria com a presença do campeão português

Foto
Nuno Ferreira Santos

Para já, não arranca. O nascimento de uma terceira prova europeia de clubes, onde o campeão nacional terá presença assegurada, deveria ter sido levada a votação pelo comité executivo da European Professional Club Rugby (EPCR), mas os responsáveis pelo râguebi europeu decidiram, em reunião realizada em Genebra, “adiar o projecto”.

Numa nota divulgada pela Rugby Europe, a antiga FIRA-AER, é referido que o romeno Octavian Morariu, presidente do organismo, “lamenta”, mas “apesar do entusiasmo dos membros da Rugby Europe”, a “verdadeira expansão europeia do râguebi” não acontecerá em 2014-15.

“A Rugby Europe continuará a trabalhar pela implementação de uma verdadeira competição europeia, com um modelo financeiro sustentável, para a próxima temporada, defendendo da melhor forma os interesses dos seus membros, dos clubes participantes e especialmente dos jogadores”, é ainda referido.

Foto

Ficou ainda decidido que se a prova avançar, apenas podem participar equipas que disputem campeonatos, sejam eles domésticos ou internacionais. Desta forma, fica imediatamente colocada de parte a possibilidade Portugal ser representado por uma formação como os Lusitanos XV, como aconteceu na temporada passada na Amlin Cup.

Esta nova competição deverá contar com a presença de oito clubes, que serão divididos em dois grupos. Para além de uma equipa nacional, estarão presentes formações de Espanha, da Rússia, da Alemanha, da Geórgia, da Roménia e dois clubes italianos.

Os jogos serão disputados nas mesmas datas da Champions Cup e da Challenge Cup, sendo que a final terá lugar na mesma cidade e no mesmo fim-de-semana dos jogos decisivos das duas principais provas europeias de clubes da EPCR.

Sugerir correcção
Comentar