Metro de Lisboa em greve nesta quarta-feira de manhã

Circulação deverá estar normalizada às 11h30, segundo as previsões da empresa.

Foto
Trabalhadores protestam contra corte dos salários PEdro Cunha/Arquivo

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa vão estar em greve parcial nesta quarta-feira de manhã (10 de Setembro), pelo que a empresa prevê a suspensão do serviço entre as 6h30 e as 11h. A circulação deverá estar normalizada por volta das 11h30.

Em comunicado, a Metro informa que durante o período da greve haverá um reforço das carreiras da Carris, cujo percurso coincide com os eixos servidos pelo metropolitano – é o caso das carreiras 726, 736, 744 e 746. “Este reforço será efectuado através da colocação em serviço de um número suplementar de autocarros, pelo que não será afectado o normal funcionamento do serviço da Carris, embora se prevejam dificuldades no trânsito em Lisboa”, admite a Metro.

A paralisação, convocada pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), vai decorrer entre as 5h e as 11h para a generalidade dos trabalhadores e entre as 8h30 e as 12h30 para os trabalhadores administrativos e técnicos superiores. Entre as 8h e as 11h, haverá uma concentração de trabalhadores na Avenida Sidónio Pais, onde se situam os Serviços de Fiscalização do Metro.

Esta greve, de acordo com informação divulgada no site da Fectrans, foi marcada “numa altura em que o Governo vai fazer aprovar novos cortes dos salários a partir do próximo mês [de Setembro], durante o qual, de acordo com as declarações do secretário de Estado dos Transportes, será lançado o concurso para a subconcessão da empresa”.

A Metro “agradece a compreensão dos seus clientes e lamenta os eventuais inconvenientes que esta paralisação possa causar”. Em comunicado, a empresa refere que o Conselho de Administração “reitera o seu empenho na prossecução das medidas necessárias que garantam a sustentabilidade e a qualidade do serviço de transporte que o ML disponibiliza diariamente aos seus cerca de 500.000 clientes”.

Sugerir correcção
Comentar