Metade dos cursos de engenharia civil sem alunos na 1.ª fase

Para os responsáveis das universidades e politécnicos, trata-se de um “problema nacional”. O presidente do CCISP apela ao Governo para melhorar a preparação dos alunos a Matemática e Físico-Química.

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Foram conhecidos neste fim-de-semana os resultados da 1.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior público Nelson Garrido

Apesar de o grupo da “engenharia e técnicas afins” surgir em terceiro lugar no que toca às preferências dos estudantes, os cursos de engenharia no geral e de engenharia civil em particular estão longe de ter as vagas preenchidas nesta 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público. Em cerca de 20 cursos de engenharia civil, entre licenciaturas e mestrados integrados, metade não recebeu nesta fase qualquer aluno.

Para o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), trata-se de “um problema nacional”: “Não é só dos politécnicos, também é das universidades, é transversal a todo o país. E não corresponde às necessidades de desenvolvimento do país. Temos de ter mais alunos nesses cursos, sob pena de termos de vir a importar estudantes.” E apela ao Governo para que aposte mais na preparação dos alunos que se candidatam a estas áreas: “Alertamos o Governo para reforçar a preparação dos estudantes para os exames de Matemática e de Físico-Química. Se calhar, a preparação dos estudantes para estes exames não está a correr bem”, diz Joaquim Mourato, que já tinha alertado, em comunicado, para a necessidade de “olhar de forma particular para os cursos de engenharia”, considerando que é uma área “fundamental para a industrialização e desenvolvimento do país”.

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Rendas, reconhece que se trata de um “problema nacional” que “tem de ser analisado em detalhe nas universidades e escolas de engenharia”: “Vejo este problema com preocupação”, diz António Rendas, ressalvando, no entanto, que é preciso esperar ainda pelos resultados da 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que serão conhecidos a 25 de Setembro. O número total de novas admissões só será conhecido após a conclusão das inscrições e incluirá não só os estudantes que virão a ser colocados na 2.ª e 3.ª fases do concurso, como os admitidos através de outras vias, entre as quais se encontram os regimes especiais de acesso.

De acordo com os dados divulgados pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), os cursos da área designada por “engenharia e técnicas afins” abriram 9022 vagas (o mesmo número do ano passado). Mas o número de colocados baixou dos 5596 em 2013 para os 5302 este ano, o que se traduz numa redução da taxa de ocupação dos 62% para os 59%, tendo sobrado, este ano e nesta primeira fase, 3724 vagas.

Analisando em detalhe os dados divulgados, curso a curso, há mais de 200 cursos de engenharia. Incluem licenciaturas e mestrados integrados de vários tipos de engenharia, de civil a informática, passando por mecânica, e ainda diferentes regimes, como pós-laboral ou nocturno. A média das vagas sobrantes é 62%. Entre estes cursos, há 46 sem qualquer aluno nesta 1.ª fase - 38 em politécnicos e oito em universidades.

No caso particular dos cursos de engenharia civil - e incluindo licenciaturas, mestrados integrados, um curso com regime nocturno e dois em que a engenheira civil surge combinada com outras áreas -, a média das vagas sobrantes ronda os 93%. São, no total, 21 cursos (22, se contarmos com o facto de o mesmo curso disponibilizar vagas para o regime nocturno). Cerca de metade não tem alunos (10, analisando cada instituição; 11, incluindo as vagas para o regime nocturno). As dez instituições são o Instituto Superior de Engenharia do Porto; Escola Superior de Tecnologias de Gestão de Viseu; Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança; Instituto Superior de Engenharia de Coimbra; Escola de Ciências e Tecnologia (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro); Escola Superior de Tecnologias de Castelo Branco; Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Instituto Politécnico da Guarda); Escola Superior de Tecnologia do Barreiro; Escola Superior de Tecnologia de Tomar; e Universidade de Aveiro. A instituição que tem a percentagem mais baixa de vagas sobrantes, no que se refere ao mestrado integrado de engenharia civil, é o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (45%) onde 82 candidatos foram colocados nas 150 vagas disponíveis.

Mas a análise dos dados divulgados pela DGES também permite perceber que, no que se refere às áreas de estudo preferidas pelos estudantes, o grupo da “engenharia e técnicas afins”, que inclui vários cursos, surge em 3.º lugar, depois da Saúde e das Ciências Empresariais. Este ano, 5503 estudantes escolheram um curso da área de “engenharia e técnicas afins” como 1.ª opção - um número, porém, inferior ao registado no ano passado – 5904.

Crato destaca programas
Apesar de neste domingo, em declarações à agência Lusa, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, ter admitido que "há ainda ajustamentos a fazer em áreas prioritárias", como as engenharias, de uma forma geral, quando questionado sobre os resultados desta 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, o ministro salientou o aumento do número de estudantes colocados. "Estamos muito contentes por ter nesta primeira fase mais estudantes a entrar no ensino superior tanto nas universidades como nos politécnicos", afirmou Nuno Crato, para quem estes resultados são "um bom sinal".

Este ano havia menos vagas e mais alunos a disputar um lugar no ensino superior. Nesta fase, abriram 50.820 vagas, menos 641 do que no ano passado. Menos vagas, mas mais candidatos: no ano passado, eram 40.419, este ano 42.408. Em 2013, 37.415 foram colocados (93%), este ano 37.778 (são mais em termos absolutos, mas menos em termos percentuais, 89%). Para a 2.ª fase, ainda há 13.168 lugares.

Nuno Crato destacou ainda, entre outros, alguns programas criados pela tutela que poderão também, defende, contribuir para aumentar o número de estudantes no ensino superior. Referiu-se ao “programa Retomar, para aqueles que abandonaram os estudos e que neste momento pretendem voltar e estão desempregados” e ainda ao “programa +Superior, para aqueles alunos que pretendam deslocar-se para instituições de ensino superior no interior do país".

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