Há mais quatro crias de lontra para ver no Fluviário de Mora

O casal Mariza e Cristiano Ronaldo já teve 12 crias desde que chegou ao Fluviário, em 2007.

Foto

O Fluviário de Mora anunciou nesta segunda-feira o nascimento de quatro crias de lontra, filhas do casal baptizado com os nomes artísticos Mariza e Cristiano Ronaldo. Esta é a quarta ninhada das duas lontras-de-garras-curtas, que se mudaram para o fluviário em 2007.

As quatro crias nasceram na terceira semana de Agosto e já vão dando os primeiros passos fora do ninho, tendo já começado a ingerir alimentos sólidos, informa o Fluviário. Além dos progenitores, também os oito irmãos estão “activamente envolvidos” na assistência aos recém-nascidos no Lontrário. “Não faltarão os cuidados, muitos e diversos, e até as aulas de natação com os primeiros mergulhos, sempre vigiados pelos adultos”, acrescenta em comunicado.

A primeira ninhada nasceu em 2011, “depois de um longo período de espera”. Desde então, a Mariza deu à luz todos os anos. Depois dos primogénitos – baptizados de Anita, Faísca e Bolota – nasceram, em 2012, mais “três crias saudáveis e brincalhonas”. No ano passado, duas novas crias fizeram a família crescer.

“Esta família de lontras são da espécie asiática lontra-de-garras-curtas (Amblonyx cinereus), e ao contrário da lontra-europeia (Lutra lutra) que também integra a colecção do Fluviário de Mora, formam núcleos familiares de mais de uma dezena de indivíduos”, lê-se na nota. Esta espécie de lontras forma um casal para toda a vida e apenas o casal dominante se reproduz.

A lontra-de-garras-curtas é uma espécie protegida e classificada como Vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, que assinala a tendência para uma diminuição da população. A perda de habitat é a principal ameaça a que está sujeita.

“O Fluviário de Mora vê assim recompensados os seus esforços por produzir condições de grande qualidade – desde infra-estruturas a cuidados levados a cabo pelos tratadores e equipa - que permitem a reprodução” desta espécie, refere o comunicado.

Inaugurado em 2007, o Fluviário tem mais de 600 exemplares de 70 espécies de peixes de todo o mundo, em habitats aquáticos e terrestres. Desde a abertura teve mais de 700 mil visitantes.

Sugerir correcção
Comentar