Lisbon & Estoril Film Festival vai falar sobre vigilância com o fundador do WikiLeaks, Julian Assange

Os homenageados deste ano são Maria de Medeiros e John Malkovich, protagonista de Variações de Casanova, em ante-estreia no festival.

Fotogaleria
Julian Assange, um dois fundadores do WikiLeaks REUTERS/Andrew Winning
Fotogaleria
John Malkovich em Variações de Casanova DR

A oitava edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que acontece entre 7 e 16 de Novembro, vai debruçar-se sobre a vigilância e a privacidade na actualidade. O simpósio de três dias Ficção e Realidade. Para além do Big Brother terá a participação de Julian Assange, um dos criadores do WikiLeaks, anunciou esta segunda-feira em conferência de imprensa Paulo Branco, fundador do festival. O único filme anunciado para já é Variações de Casanova, de Michael Sturminger, produzido por Branco - será a sua ante-estreia em Portugal.

Na conferência de imprensa no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, o produtor disse que só em Outubro estará em condições de anunciar os filmes em competição, a composição do júri e os convidados internacionais.

Para já fica divulgado o simpósio que acontece nos dias 14, 15 e 16 de Novembro no CCB. “Como é que a sociedade reage a esta vigilância global? Até que ponto não foi ela própria que criou esta situação?” foram algumas das questões lançadas por Paulo Branco na conferência de imprensa e que serão discutidas em Novembro. O caso WikiLeaks serve de exemplo para algumas destas discussões: Julian Assange, um dos criadores desta base de dados participará, embora o criador do festival ainda não tenha a certeza de como tudo se vai processar – o jornalista vive neste momento exilado na embaixada do Equador, em Londres. Para este ciclo de debates, estão ainda confirmadas as participações do filósofo Noam Chomsky, o presidente do Grupo Prisa Juan Luis Cebrián, entre outros. A presença de Lula da Silva é uma possibilidade ainda não confirmada.

Variações de Casanova, que foi seleccionado para a competição do  Festival de San Sebastián 2014, entre 19 e 27 de Setembro, terá a sua ante-estreia em Portugal a 8 de Novembro no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. John Malkovich, que estará presente, interpreta Giacomo Casanova neste filme que é “um vai e vem constante entre as memórias de Casanova e as obras de Mozart”, disse Paulo Branco. “Tivemos os melhores cantores de ópera da actualidade”, frisou para falar de nomes como Jonas Kaufman ou Florien Boesch. “Penso que nenhuma ópera actual conseguia juntar um elenco destes”.

Com a presença de Malkovich em Lisboa, o festival aproveita para fazer uma homenagem ao actor com Being John Malkovich – uma exposição fotográfica com exibição de algumas das suas peças na companhia de Teatro Steppenwolf, de Chicago, em que foi actor, encenador e produtor, desde os anos 1970. Exibem-se ainda filmes em que foi produtor, como Juno (2007), ou Ghost Word (2001), e Em Clandestinidade (2002), que realizou.

Também a actriz e realizadora portuguesa Maria de Medeiros será homenageada por ser “um vulto único na actividade cinematográfica” e “a única actriz” que se projectou internacionalmente “sem nunca abandonar o cinema português”, disse o produtor. O tributo faz-se com a projecção dos filmes realizados por Maria de Madeiros, como A Morte do Príncipe (1991), e Capitães de Abril (2000), e ainda com uma selecção de outros em que participou como actriz, escolha feita pela própria. O objectivo da organização é apresentar em ante-estreia alguns títulos inéditos.

O Lisbon & Estoril Film Festival estende o seu programa pela primeira vez ao teatro e apresenta no dia 21 de Novembro, no pequeno auditório do CCB, Os Belos Dias de Aranjuez, de Peter Handke, que já confirmou a sua presença. A encenação será do realizador Tiago Guedes e as interpretações de Isabel Abreu e João Pedro Vaz.

No programa há ainda uma exposição de pintura do realizador David Lynch e do pintor francês Jean-Michel Alberola. Here & Now inaugura-se a 7 de Novembro do Centro de Congressos do Estoril e é “um paralelo entre os universos dos dois artistas”, lê-se no comunicado. No último dia do festival financiado em grande parte pelas câmaras municipais de Lisboa e de Cascais, Arto Lindsay, jurado da edição passada, apresenta-se em concerto no grande auditório do CCB com a sua banda.

Sugerir correcção
Comentar