Bonnie "Prince" Billy traz novo álbum a Braga e Lisboa

O americano Bonnie "Prince" Billy actua a 15 de Novembro em Braga e no dia seguinte em Lisboa. O músico anunciou um novo álbum há dias numa bizarra entrevista de rádio, presumivelmente fictícia.

Foto
BRUNO RASCÃO

O americano Bonnie "Prince" Billy é o grande destaque da rentrée do GNRation, um espaço de Braga dedicado à criação, à produção e ao consumo de actividades artísticas, onde actuará a 15 de Novembro.

Cantautor da solidão e presença regular nos palcos portugueses, Bonnie "Prince" Billy, alter-ego de Will Oldham, deverá apresentar o seu novo álbum Singer's Grave - A Sea of Tongues, com data de lançamento apontada para 23 de Setembro. O novo disco foi anunciado pelo próprio músico há dias numa bizarra entrevista radiofónica onde, entre outras coisas, Bonnie "Prince" Billy ameaça dar uma palmada no rabo do seu interlocutor, clama estar sentado "na ponta da América – e isso faz doer" e descreve o novo disco como "música que se pode cuspir para as mãos" ("You should know that this is music that you can spit in your hands").

Há razões para pensar que a entrevista é um embuste parecido com o que o actor Joaquin Phoenix levou a cabo há uns anos no talk show de David Letterman, fazendo-se passar por um eremita hirsuto que tinha abandonado Hollywood e o cinema para se converter num rapper (só quando estreou I'm Still Here, falso documentário sobre essa falsa persona que Phoenix assumira publicamente, é que se percebeu que tudo não passara de um comentário sobre a fama levado até às últimas consequências). Desde logo, os 17 minutos da entrevista que se podem ouvir no YouTube foram disponibilizados pela editora de Billy, a Drag City, sob o título "MOST AWKWARD RADIO INNERVIEW EVER!?!" ("innerview" parece gralha, em vez de "interview", mas é demasiado perfeita para ser coincidência; "innerview", ou seja, perspectiva interior, introspecção). A entrevista parece uma imensa sátira, a começar pela atitude primadonna de Billy e a passividade do entrevistador. Tudo aponta para que ela faça parte da campanha promocional do novo disco.

Para além de Bonnie "Prince" Billy (que também actuará em Lisboa, no dia seguinte), a programação do GNRation, a cargo do músico e editor Luís Fernandes (Astroboy, Peixe: Avião, Quest), também incluirá um concerto acústico de Lee Ranaldo a 19 de Outubro, enquanto os PAUS, a 19 de Setembro, e B Fachada, a 3 de Outubro, apresentarão os seus últimos trabalhos. Destaque ainda para a exposição Semibreve (de 9 a 31 de Outubro), com performance da polaca Anna Zaradny a 9 de Outubro, e uma noite dançante com Sensate Focus e Miles, frutos da parceria com o festival Semibreve, a 11 de Outubro.

E haverá ainda a residência artística We Travel The Spaceways, tendo por motivo a obra e o centenário do visionário do jazz, Sun Ra, coordenada pelo músico Nuno Rebelo, em parceria com o Teatro Maria Matos, e envolvendo o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Sugerir correcção
Comentar