Bruce Springsteen, o escritor, vai contar-nos uma história infantil

Outlaw Pete parte da canção homónima que o cantor incluiu no seu álbum de 2009, Working on a Dream, e terá ilustrações de Frank Caruso. Chega às livrarias a 4 de Novembro.

Foto

Para Jonathan Karp, o patrão da editora que no próximo dia 4 de Novembro vai fazer chegar o primeiro livro infantil de Bruce Springsteen às livrarias, Outlaw Pete não é um fenómeno assim tão extravagante: é "só" mais um western de Bruce Springsteen, como tantos outros que ele escreveu para gravar em discos fundadores como The River (1980) ou Nebraska (1982). A diferença, substancial, é que este vai ser um livro, e ainda por cima ilustrado por Frank Caruso, o que o torna "ideal para todas as idades": "É sardónico e empolgante e majestoso e todas essas coisas que as canções do Bruce Springsteen costumam ser. Definitivamente, não é uma história para miúdos. Mas eu ando a lê-lo aos meus filhos. E alguns dos meus colegas também andam a lê-lo aos filhos deles", disse o presidente da Simon & Schuster ao New York Times.

Baseado na canção homónima que o cantor incluiu no seu álbum de 2009, Working on a DreamOutlaw Pete acompanha a saga de um fora-da-lei que pouco depois de nascer, e ainda de fraldas, já anda a assaltar bancos, e que passa parte do seu primeiro ano de vida na cadeia. Parece, mas não é de facto, uma história para crianças: como tantas outras canções de Springsteen, é uma releitura desencantada do sonho americano e da impossibilidade genérica de escapar ao destino.

"Outlaw Pete é uma personagem profundamente springsteeniana: Como a canção, o livro é uma meditação sobre o pecado, o destino e o livre-arbítrio", sublinha o editor, que não demorou mais de 24 horas a responder ao e-mail em que Frank Caruso lhe propunha o projecto. Foi de resto o ilustrador e cartoonista que desafiou Springsteen a transformar a sua canção de 2009 num livro ilustrado – uma canção ela própria inspirada por um clássico da literatura infantil norte-americana, Brave Cowboy Bill (1950), de Kathryn Jackson, com ilustrações de Richard Scarry, que a mãe de Springsteen lhe leu inúmeras vezes quando era pequeno. Esse livro, hoje impossível de encontrar nas livrarias, foi o primeiro dos amores western de Bruce Springsteen, sublinha a Simon & Schuster numa pequena nota – amores que com o tempo passaram também a incluir os filmes de John Ford, a música mexicana e a arte pré-colombiana.

Foto

"Quando o Bruce escreveu Outlaw Pete, não se limitou a escrever uma grande canção, também criou uma grande personagem. Este livro apareceu-me na cabeça assim que a ouvi pela primeira vez. Lembrou-me Tom Sawyer, Huckleberry Finn, Dorothy Gale [a protagonista de O Feiticeiro de Oz], até o Popeye. É uma personagem que penetra profundamente no folclore do nosso país e que se inscreve no tecido das grandes personagens da literatura americana", comentou o ilustrador, citado pelo Guardian.

 


Embora em tempos tenha confessado que estava a escrever a sua autobiografia, Outlaw Pete será oficialmente o primeiro livro de Springsteen, que de resto tem andado relativamente parado desde que encerrou, em Maio, a digressão High Hopes. Depois disso, fez uma aparição-surpresa em Portugal, para dividir o palco com os Rolling Stones na terceira canção do concerto da banda britânica no último Rock in Rio. Actualmente, sugere a Rolling Stone, estará a preparar a versão aumentada do seu clássico de 1980, The River, ainda sem data de lançamento anunciada. 

Sugerir correcção
Comentar