O primeiro ano e meio de vida dos Belle & Sebastian, por Stuart David

Foto
In The All Night Café acompanhará a banda escocesa entre 1994 e 1996

Stuart Murdoch estreou-se na realização com God Help The Girl, que é também nome de um dos seus projectos extra Belle & Sebastian. Incluído no último festival de Sundance, o filme, apontam os relatos e vemo-lo no trailer, será como que uma canção dos Belle & Sebastian tornada longa-metragem – a angústia e a alegria da juventude, a música, a estética muito 60s. Entretanto, preparamo-nos para a edição em Outubro, quando o filme for estreado em sala (isto anda tudo ligado), da série It Could Have Been a Brilliant Career, ou seja, uma reedição da maior parte da discografia da banda que, contrariemos o título, teve uma carreira brilhante, claro que teve.

Sabe-se entretanto que, em 2015, ano em que poderá ser editado novo álbum, continuaremos a falar dos Belle & Sebastian. Viajaremos no tempo. Stuart David, baixista e fundador que abandonou a banda escocesa em 2000, após a edição de Fold Your Hands Child, You Walk Like a Peasant, vai contar a história toda do início. In The All Night Café (Little Brown), com lançamento marcado para Fevereiro de 2015, é a biografia do primeiro ano e meio de vida dos Belle & Sebastian. Acompanha-os desde o Verão de 1994 até à Primavera de 1996, ou seja, desde a pré-história, o momento em que Stuart David decide aprender a tocar baixo, e passa depois pelas bandas que partilhou com Stuart Murdoch (os Rhode Island e os Lisa Helps The Blind), terminando no momento em que Tigermilk, o álbum de estreia, é editado. O título do livro é uma referência à “mitologia” sebastiânica, segundo a qual a banda se terá formado precisamente num all night café em Glasgow.

Stuart David, que ainda durante a sua vida nos Belle & Sebastian formou os Looper, é autor de três romances, Nalda Said (1999), The Peacock Manifesto (2001) e A Peacock’s Tale (2011).

Sugerir correcção
Comentar