Scar.id, um espaço que quer deixar marcas no design

O espaço de divulgação pretende dar a conhecer novos criadores, essencialmente portugueses. Os impulsionadores referem que é uma loja de “comercialização e de comunicação de designers”

Vestido da marca Carlos Couto e cabide da única marca internacional presente na loja a Gazel Nelson Garrido
Fotogaleria
Vestido da marca Carlos Couto e cabide da única marca internacional presente na loja a Gazel Nelson Garrido
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido

Situada no número 253 da Rua do Rosário, no Porto, a Scar.id store é um espaço que tem como objectivo abrir portas aos jovens designers que ainda não se lançaram no mundo comercial. “Pretendemos que estas jovens marcas comecem a criar o seu próprio público”, refere ao P3 Sílvia Costa que criou a loja juntamente com André Ramos.

“Achámos interessante incentivar criativos portugueses que nunca tinham comercializado a iniciarem-se. Juntamos neste espaço muitas das coisas que estão a ser criadas em Portugal. Falamos de coisas que normalmente não são faladas: design português, jovens criadores e criatividade”, afirma André.

Criaram este projecto porque perceberam que não existem sítios onde os designers possam colocar os seus trabalhos à disposição do público. E com menos de um ano de existência já sentem necessidade de alargar a loja para o andar de baixo, que até então serviu de atelier para o casal trabalhar nas suas actividades paralelas.

Foto
Nelson Garrido

Sílvia explicou ao P3 que a importância de existir um sítio onde os jovens possam comercializar aquilo que projectam, se centra no facto de assim terem oportunidade de receber "feedback" das pessoas.

Foto
Nelson Garrido

“Por exemplo, eles [designers] podem utilizar técnicas inovadoras mas se não as colocarem à disposição de quem as vai utilizar, não conseguem saber se são viáveis. Assim, com a oportunidade de expôr os seus artigos, nós, a partir do que as pessoas nos dizem na loja, conseguimos transmitir aos criadores o que funciona e o que não funciona. De forma a que possam, eventualmente, melhorar as suas criações”, sugere Sílvia que além de proprietária da Scar.id store é artista plástica e fotógrafa.

Foto
Colares da WEK que misturam materiais utilizados em agricultura e impressão 3D Nelson Garrido

No fundo a Scar.id store quer “comunicar o design português”. Dar a conhecer ao país e ao mundo o que se faz em Portugal e foi nesse sentido que se uniram esforços para reunir vários projectos num só espaço dedicado única e exclusivamente ao design.

A Scar.id store conta já com 40 designers. Na área da moda encontram-se na loja nomes como Carla Pontes, Susana Bettencourt e Carlos Couto. Existem ainda outros criadores em áreas como joalharia, acessórios, mobiliário e iluminação, como é exemplo a DAM, a scar.id, a WEK e a The Laces Company. No site da loja é possível encontrar uma breve biografia de cada designer/marca.

Os preços dos produtos disponíveis neste espaço variam entre os três euros e meio e os 1500. André afirma que “há a ideia de que o design português é caro, mas não é verdade”. “Há produtos bem acessíveis e são esses que nós mais vendemos. Há outras peças em que é preciso entrar o cliente certo, peças mais caras, que por serem exclusivas atingem preços muito elevados”, acrescenta.

A Scar.id store, garantem os proprietários, trabalha directamente com os criativos de forma a incentivar a sua evolução. “Não queríamos criar uma loja em que temos aqui produtos e vendemos e ponto final, queremos trabalhar com os designers. O nosso objectivo é incentiva-los a fazerem mais coisas, por exemplo, a criarem edições limitadas para a nossa loja, queremos desafia-los nesse sentido de evolução”, afirma André que é arquitecto de profissão.

O espaço onde está instalada a loja é uma antiga mercearia. Para os actuais donos foi "amor à primeira vista". "Descobrimos este sítio fantástico, com estas montras enormes, muito luminosa, muito branca. E era isto que queríamos, uma sítio muito “clean”. E tinha de ser aqui, nesta área da Rua Miguel Bombarda, porque é a zona em que o público já está habituado a vir procurar este tipo de artigos”, conta André.

A marca que deu nome a uma loja

“Scar” é a junção das iniciais do nome próprio e do apelido de Sílvia Costa e André Ramos, ambos com 30 anos. “Normalmente não nos perguntam isso, mas tem a ver com o nosso nome”, respondem os dois em coro. “Tem também a ver com a palavra cicatriz. Queremos deixar uma marca”, refere André.

A Scar.id já existia, enquanto marca de acessórios e foi a marca de Sílvia e André que deu nome à loja. Antes comercializavam os seus produtos em várias zonas do país, actualmente só vendem as suas mochilas, carteiras, bolsas e até mobiliário, na Scar.id store. Os jovens revelam que a marca cresceu muito desde que se instalou na loja do Porto. “Neste momento temos quase tudo esgotado”, adianta André. A marca do casal só tem peças exclusivas que variam entre os 15 e os 90 euros.

Sugerir correcção
Comentar