Salto de dois metros valeu o diamante a Mariya Kuchina

Liga de Diamante teve a sua primeira final em Zurique, onde Tyson Gay e Asafa Powell assinaram um regresso muito discreto.

Foto
Kuchina conseguiu bater Ana Simic no salto em altura Foto: Ruben Sprich/Reuters

A Liga de Diamante do atletismo de 2014 teve nesta quinta-feira a sua penúltima jornada, com a realização do meeting Weltklasse de Zurique e com o concomitante regresso de muitos dos heróis dos recentes campeonatos europeus à pista do Letzigrund. Alguns brilharam, outros não tanto, numa jornada que decidiu várias corridas aos diamantes, prova a prova.

Uma dessas corridas foi mesmo decidida contra as expectativas. A russa Mariya Kuchina, no salto em altura, precisou de mais que um ensaio quase a cada fasquia e estava atrás da croata Ana Simic, que passou todas as barras, incluindo 1,98m, à primeira tentativa. A russa falhou a primeira possibilidade a 1,98m e guardou as duas tentativas seguintes para os 2m exactos, tendo logo à primeira tido sucesso, assim levando o diamante como prémio para casa.

Não eram propriamente europeus os atletas mais aguardados na prova masculina de 100 metros, que permitia o regresso aos maiores palcos a velocistas antes suspensos por doping , como o jamaicano Asafa Powell ou o americano Tyson Gay. Gay nunca foi igual a si próprio desde o tiro de partida e acabou em último, com 10,35s. Entre os dois, Powell prevaleceu claramente, mas só em quarto (10,17s), longe de atletas de uma nova geração liderados pelo jamaicano Kemar Bailey-Cole, com 9,96s. Na série B dos 100m correu o campeão português Yazaldes Nascimento, finalizando em oitavo, com 10,41s.

Ainda os 100 metros, mas agora na vertente da estafeta feminina, deram que falar. Com uma equipa quase igual à que se sagrou campeã da Europa, a Grã-Bretanha venceu a Jamaica e os Estados Unidos nos 4x100m, com um novo recorde nacional de 42,21s.

Nos 800m masculinos, o campeão olímpico queniano David Rudisha teve de se contentar com o terceiro lugar e o vencedor seria Nijel Amos, do Botswana, como já acontecera face a Rudisha um par de vezes neste ano. Amos concluiu com 1m43,77s a sua vitória na corrida ao diamante.

Os 1500m femininos voltaram a ser emocionantes e de novo a americana Jenny Simpson bateu a holandesa Sifan Hassan. Mas, desta vez, a maior rival foi outra e Simpson teve de mergulhar para a meta para prevalecer face à compatriota Shannon Rowbury, por um centésimo: 3m59,92s.

Outro americano em subida de forma no final da temporada é o campeão olímpico do triplo salto Christian Taylor, cujos 17,51m desta quinta-feira lhe proporcionaram a posse do diamante de quatro quilates.

Decepcionante 12.º nos recentes Europeus no lançamento do dardo, o alemão Thomas Roehler fez questão de se desforrar no Letzigrund e ganhou com recorde pessoal: 87,63m.

A prova do disco feminina coroou a croata Sandra Perkovic como a grande vencedora do circuito, mas esta foi obrigada a empregar-se a fundo, já que a americana Gia Lewis-Smallwood arrancou um excelente recorde pessoal a 67,32m, que Perkovic primeiro igualou para depois disparar no ensaio derradeiro para 68,36m.

Outro atleta que praticamente fechou a temporada ao melhor nível, o americano Reese Hoffa, estendeu o seu melhor envio de 2014 no peso para 21,88m, o que lhe permitiu vencer o alemão David Storl (21,47m) e o seu compatriota Joe Kovacs (21,43m).

Sugerir correcção
Comentar