Fanzine conta a história de um eléctrico que nunca existiu

“Eléctrico Utópico. São Miguel – Açores. 1913-2013” celebra os cem anos de vida de um eléctrico que nunca chegou a existir. O autor é um jovem que usa o nome Hassim Vaio Mundo e que quis partilhar “um pedaço de quase-história dos Açores”

Foto
DR

Este é um fanzine que celebra o centenário de um projecto que nunca saiu do papel. Em 1913, a Junta Geral do Distrito de Ponta Delgada publicou um conjunto de textos com um projecto para a construção de um eléctrico na ilha de São Miguel, nos Açores, juntamente com um mapa da mesma. Um século depois, um jovem artista galego a viver nos Açores encontrou estes documentos e decidiu ilustrá-los. Assim nasceu o fanzine, com edição de autor, “Eléctrico Utópico. São Miguel – Açores. 1913-2013”.

Hassim Vaio Mundo (que prefere não revelar a verdadeira identidade) quis “interpretar toda essa informação de um jeito mais amável, [para] percorrer visualmente as paisagens pelas quais teria passado o eléctrico”, conta ao P3 por e-mail. Este fanzine é “uma inverosímil viagem de um século desde A Ribeira Grande até à Vila das Furnas”, como se pode ler na descrição da mesma, em forma de fole de seis corpos. Uma das “caras” mostra a reprodução dos documentos originais, a outra tem as ilustrações.

Depois de ler e estudar os textos de início do século XX — e de reparar na originalidade dos mesmos 75 artigos —, decidiu-se por uma técnica de impressão muito utilizada naquela época. O fanzine está impresso “em ‘offset’ em duas tintas”, método que precisa de “separar as cores em diferentes camadas”, explica o jovem formado em publicidade e relações públicas e que levou meses a terminar este trabalho.

Foto
Hassim Vaio Mundo considera que o projecto do eléctrico continua a ser viável actualmente

Percorreu o trajecto que o eléctrico teria feito, caso tivesse sido de facto implementado, e fotografou todos os lugares que conseguiu identificar visualmente como parte do projecto. “O eléctrico nunca chegou a existir, mas os espaços por onde passaria sim”, reflecte. “Fica ainda mais difícil se pensarmos que esses espaços têm mudado muito em cem anos.”

Foto
Até Dezembro, o projecto vai estar em exposição em algumas ilhas dos Açores e também em Lisboa

Partilhar este “pedaço de quase-história dos Açores” foi o mote de “Eléctrico Utópico...”, a par de “honrar uma ideia” que Hassim Vaio Mundo acha “totalmente apropriada”. Excluindo os “aspectos técnicos obsoletos”, o artista vê o projecto como implantável, actualmente, na ilha. É que a ligação entre as cidades que o eléctrico teria unido “é hoje feita por meio de autocarros a gasolina, claramente importada”, diz.

Foto
Eléctrico Utópico. São Miguel – Açores. 1913-2013 é o nome do fanzine, à venda por cinco euros

Até Dezembro, o “Eléctrico Utópico...” vai estar exposto nas ilhas de Terceira, São Miguel e Faial e em Lisboa, no âmbito dos projectos vencedores do concurso de jovens criadores dos Açores LabJovem. A pequena publicação foi o vencedor na secção de ilustração e banda desenhada da quarta edição do concurso.

Os 400 exemplares de “Eléctrico Utópico. São Miguel – Açores. 1913-2013” foram impressos num só dia e estão à venda, em português e inglês em livrarias e lojas de Ponta Delgada, por cinco euros. É ainda possível fazer encomendas por e-mail.

Sugerir correcção
Comentar