Escolas vão contratar mais psicólogos neste ano lectivo

Ministério da Educação diz que 71% das escolas ou agrupamentos ficam com pelo menos um técnico de psicologia com horário completo.

Escolas vão começar a contratar na próxima semana
Foto
Escolas vão começar a contratar na próxima semana Paulo Pimenta

O secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, assinou um despacho que permite a contratação de 214 psicólogos para o ano lectivo de 2014/2015. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência, que garante que este número resulta de uma avaliação da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares às necessidades do sistema.

O executivo entende que estão reunidas as condições para que os 214 profissionais possam estar nas escolas no início do ano lectivo. “O número de psicólogos a contratar será superior ao do ano anterior, 181, o que representa um aumento de 33 técnicos”, acrescenta a tutela em comunicado.

Os psicólogos a contratar juntam-se aos 424 que já fazem parte dos quadros dos estabelecimentos de ensino, segundo números fornecidos pelo ministério. E aos 140 que as escolas com contratos de autonomia ou integradas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária poderão contratar sem que para isso seja necessário um despacho do secretário de Estado.

Com este reforço, o ministério diz que 71% das escolas ou agrupamentos passam a ter um ou mais técnicos de psicologia ao seu serviço, a tempo inteiro (contra 64% no ano lectivo 2013/14). Os restante 29% têm apenas um psicólogo a meio tempo. Fica assegurada, diz o comunicado, “uma cobertura integral” dos agrupamentos e escolas não agrupadas.

“Os estabelecimentos de ensino já receberam informação sobre o número de técnicos a contratar e na próxima semana será aberta a plataforma da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para que as escolas iniciem os procedimentos necessários à sua contratação", informa o ministério.