DR/Rivoli Cinema Hostel
Foto
DR/Rivoli Cinema Hostel

No Porto está um dos hostels mais cool da Europa

Vive sob o espírito dos filmes e é por isso mesmo que o portal internacional Trivago elegeu o Rivoli Cinema Hostel para o seu top de sonhos "cool"

O Trivago, portal comparativo de hotelaria em todo o mundo, andou a pesquisar os melhores albergues e apresentou a sua lista dos "hostels mais cool da Europa". São os alojamentos económicos que "primam pela diferença, aliada à excelente localização", referem. Na lista, o design e conceitos contam muito.

Entre achados em Reiquiavique, Londres, Barcelona ou Berlim, surge uma escolha portuguesa: o Rivoli Cinema Hostel, que fica nos Aliados, no Porto, já habituado a aparecer nas listas dos melhores (como nos Hoscars, os "óscares" dos hostels, atribuídos anualmente pela Hostelworld).

A presença neste top 7, sublinham, deve quase tudo à sua tematização num ambiente cinematográfico: "pode dormir mergulhado no imaginário de Quentin Tarantino, Steven Spielberg ou Manoel de Oliveira", entre "mais de uma dezena de realizadores". E podiam ter ainda referido mestres como Almodóvar, Godard, Ang Lee ou Kubrick.

PÚBLICO -
Foto

É espiar este cine-hostel e percebe-se logo que é outro filme. De um lado, podem estar a sorrir-nos os românticos, apaixonados e eternos noivos de Tim Burton (e Mike Johnson) em "A Noiva Cadáver" ou os heróis de "Alice no País das Maravilhas" do mesmo realizador. Ali o "Rei Leão", aqui "Blow-up" ou "West Side Story", além a "Cidade de Deus" ou a "Laranja Mecânica", olha a "Amélie" e a Bovarinha do "Vale Abraão"... A paleta de cores de todo o hostel também acompanha esta tendência criativa.

PÚBLICO -
Foto

Sendo o primeiro albergue do género em Portugal a adoptar deste modo tão global tal temática, o Rivoli oferece 13 quartos (duplos ou com quatro camas), cozinha para toda a gente, lounge e salão e, particularmente, um grande terraço para festas, espreguiçar ao sol ou fazer barbecues.

PÚBLICO -
Foto

Os preços de estadia neste hostel podem ir, conforme a época, de cerca de 17 euros num dormitório a 44 euros num quarto para um.

7 hostels cool segundo Trivago

Kex Hostel (Reiquiavique, Islândia): baseia-se na reciclagem, junta o vintage ao contemporâneo. É doce: fica numa antiga fábrica de biscoitos.

Generator Hostel Barcelona (Barcelona, Espanha): uma explosão festiva de cores. Entre outros detalhes, evoca uma das grandes festas da cidade, a Fiesta Major de Gracia. E há baloiço e tudo.

Rivoli Cinema Hostel (Porto, Portugal): cinema, cool. Cool, cinema. E Porto.

One80º Hostel (Berlim, Alemanha): cosmopolita e de vanguarda, inclui desde cabine fotográfica berlinense a bar completamente equipado e jardim.

Caveland (Santorini, Grécia): aqui até se dorme em grutas. Que mais precisamos saber? Bom, que também há apt. vista-mar e que foi uma adega no séc. XVIII.

Clink78 Hostel (Londres, Reino Unido): tem um bar capaz de concorrer com alguns dos melhores da city. É justo: fica num antigo tribunal e as manias victorianas vão a matar com a moral do design moderno. Detalhe: aqui podem dormir 500 pessoas (sim, 500).

Långholmen Hostel (Estocolmo, Suécia): Quando uma prisão passa a hostel, até se sente a liberdade no ar. Pelo menos, desde que não tenha pesadelos nos quartos em antigas celas - mesmo tendo sido estas renovadas, modernizadas, adaptadas...

Sugerir correcção