Depois do sucesso nas salas, retrospectiva Bergman começa a ser editada em DVD

A Máscara e Morangos Silvestres, em versões restauradas, serão os primeiros títulos

Foto
"A Máscara", um dos primeiros títulos da Colecção Bergman a ser colocado à venda

Foi acontecimento no início deste ano, a retrospectiva de 17 filmes de Ingmar Bergman: inicialmente no Nimas, em Lisboa, depois estendida até ao Teatro do Campo Alegre, no Porto, e depois Setúbal, Coim­bra, Braga, Figueira da Foz, Castelo Branco ou Viseu.

Foi o reencontro, para muitos descoberta, com alguém que ficou no imag­inário ciné­filo como figura totémica, obra a transpor como rito iniciático para se ascender à qualidade de espectador de cinema – era assim nas salas de cinema dos anos 70, foi bonito ver esses rituais voltarem às salas portuguesas; e foram cerca de 20 mil espectadores. Agora vai ser em DVD: a Leopardo Filmes, que organizou a retrospectiva, anuncia a edição desses 17 títulos, período compreendido entre A Prisão e Fanny e Alexandre, a partir desta semana e até ao mês de Dezembro.

A Máscara e Morangos Silvestres, em versões restauradas, serão os primeiros títulos da Colecção Bergman. Em Setembro chegam O Sétimo Selo, Fanny e Alexandre, Mónica e o Desejo e Cenas da Vida Conjugal, também em versões restauradas. Em Outubro, Lágrimas e Suspiros, Sonata de Outono (versão restaurada), Em Busca da Verdade, O Silêncio e Sorrisos de uma Noite de Verão (versão restaurada). Um Verão de Amor (versão restaurada), Da Vida das Marionetas, Ritual e O Olho do Diabo chegam em Novembro. Os dois últimos títulos da edição, Uma Lição de Amor e A Prisão, são colocados à venda em Dezembro. Cada DVD custa 9,99 €.

Sugerir correcção
Comentar