Ricardo fez uma guitarra a partir de uma caixa de vinho e quer oferecê-la a Seasick Steve

Jovem de Espinho que constrói guitarras eléctricas a partir de caixas de charutos está em Paredes de Coura e quer oferecer uma guitarra personalizada ao músico Seasick Steve

Uma das cigar box guitar de Riscas
Fotogaleria
Uma das cigar box guitar de Riscas
DR
Fotogaleria
DR

Quem andar por Paredes de Coura até ao fim-de-semana, pode encontrar Ricardo “Riscas” Gomes a tocar uma “cigar box guitar” (guitarra feita a partir de uma caixa de charutos) eléctrica que o próprio construiu. O objectivo é promover a sua marca — Lucky Stripes — no festival e oferecer uma guitarra feita com materiais portugueses a Seasick Steve.

Porquê Seasick Steve? “Já seguia o cantor, a música e a história dele há algum tempo e descobri que toca com guitarras construídas por si, feitas a partir de caixas de charuto e jantes de automóveis. Ele transforma aquilo em música muito boa”, explica Ricardo. A presença do norte-americano no Vodafone Paredes de Coura, que decorre até 23 de Agosto, sábado, foi a oportunidade ideal para criar uma guitarra personalizada [foto principal].

A guitarra eléctrica que “Riscas”, de 31 anos, fez de propósito para Steve (e que o ocupou durante cerca de três semanas) é diferente das outras criadas até agora: em vez de uma caixa de charutos, o jovem utilizou uma caixa de vinho, do Ribatejo. Decidiu apostar em materiais portugueses e, por isso, também encontrou “moedas antigas de escudos, daquelas com caravelas”, apenas com funções decorativas.

Foto
Pormenores das Lucky Stripes

Ricardo espera conseguir chegar a Seasick Steve antes do concerto (agendado para esta quinta-feira, 21, pelas 19h40), para que o músico a possa tocar em palco. Quando o P3 falou com “Riscas”, este tinha acabado de montar a tenda na zona de campismo do festival e confessou-se “entusiasmado” por regressar, depois de dez anos afastado da música da vila minhota. Kurt Ville, Beirut e Franz Ferdinand são alguns dos concertos que não quer perder — a par, claro, da actuação de Seasick Steve.

Foto
A guitarra feita com uma caixa de vinho para Seasick Steve

De um Natal até Paredes de Coura

A ideia para a construção destas guitarras surgiu no Natal de 2011, quando Ricardo decidiu fazer uma “muito básica” para oferecer a um amigo apreciador. “Pesquisei formas simples de as construir, na Internet, e deparei-me com o movimento das ‘cigar box guitars’”, conta. Os primeiros registos destas guitarras, feitas a partir de materiais reaproveitados, remontam ao século XIX, nos Estados Unidos da América.

O protótipo que ofereceu fez sucesso e os amigos desafiaram-no a criar mais — e a tentar fazer disto um negócio. Desde o final de 2012 que os dias se dividem entre o gabinete de design gráfico e de comunicação, que fundou com uma colega (o Romã Design), e a oficina que montou, ambos em Espinho.

A maioria do material utilizado é comprado em Portugal, garante, mas há alguns elementos que opta por encomendar na Internet, sobretudo os electrónicos. As caixas de charutos, talvez o componente mais complicado de encontrar, consegue-as em lojas (cada vez mais raras) da especialidade ou em feiras da ladra. Todo processo de construção é manual, assegura, e as madeiras reaproveitadas para o braço esculpido, por exemplo, são de “mobiliário dos anos 60, 70 e 90, de grande qualidade”; a ponte da guitarra é feita com chaves antigas.

As guitarras eléctricas construídas por Ricardo podem ser personalizadas e encomendadas a partir do Facebook da Lucky Stripes. Os preços começam nos 200 euros e podem chegar aos 400.

Sugerir correcção
Comentar