Os gelados da Delizia sabem a Algarve

Nas gelatarias Delizia, em Tavira e Cabanas de Tavira, fazem questão de, sempre que possível, usar produtos algarvios. E foi com um deles — o creme de figo seco — que conquistaram já o primeiro prémio num concurso internacional de Gelado do Mediterrâneo, em Itália, em 2011

Foto
Anzola Dell'Emilia

A geladaria Delizia não é exactamente uma novidade, porque já existe em Tavira, no antigo mercado desde 2000, em Cabanas de Tavira desde 2004, e no centro comercial Tavira Gran Plaza desde 2009, sendo especializada em gelados artesanais de fabrico próprio criados por Cláudio Guerreiro.

A novidade é que este ano abriu mais um espaço, no centro de Tavira, junto à Ponte Romana, o que torna mais fácil a todos os que passarem por esta cidade algarvia experimentar não só o premiado creme de figo seco, mas outros sabores, como a alfarroba, uma série de frutos produzidos localmente, da banana (com lima) ao maracujá (com manjericão), o mel com gengibre e tomilho (que também mereceu uma menção honrosa num festival de gelados em Florença), o poejo com citrinos ou ainda os albricoques algarvios.

Há também outras propostas originais, como a gemada de laranja, ou o “passinhas do Algarve”, uma versão de rum com passas em que o rum é substituído por aguardente de medronho.

Usar produtos de proximidade é um dos princípios da Delizia. Mas quando se justifica vão um pouco mais longe — é o caso do sorvete de ananás dos Açores, do gelado de chá verde japonês com gengibre ou o de pistáchios do Irão.

Os outros princípios são evitar todos os corantes ou conservantes e apresentar produtos com uma baixa quantidade de açúcar e gordura, para que sejam acessíveis a toda a gente.

E, claro, quem quiser pode levar os gelados para casa, em quantidades generosas.

Sugerir correcção
Comentar