Nelson Garrido
Foto
Nelson Garrido

Estes artigos ilustrados tornam a cozinha mais Nham Nham!

Existe uma nova marca de artigos para a tua cozinha. Chama-se Nham Nham! e tem várias peças ilustradas (receitas também) que pretendem tornar o espaço culinário mais moderno, divertido e personalizado

E se o teu avental se chamasse Bárbara? Ou Ofélia? Na Nham Nham! todas as peças têm um nome além de uma ilustração. Esta é uma nova marca de artigos de cozinha que une originalidade e funcionalidade ao mundo da culinária.

A Nham Nham! nasceu em Maio e conta com quatro colecções da autoria das ilustradoras Rafaela Rodrigues, Ana Seixas, Tina Siuda e Bárbara Fonseca. Cada uma das colecções tem cinco peças: um avental, uma pega, uma luva, uma toalha de chá e um saco de compras. Todas feitas em tecido português e embaladas em cartão reciclado. Atrás de cada embalagem pode ler-se uma pequena descrição da peça que se apresenta dizendo o seu nome e de que colecção "especial" faz parte.

Há pessoas que na passagem de um ano para o outro desejam que o projecto dos seus sonhos lhes caia do céu. Ema, por outro lado, prometeu que o iria criar, pelas suas próprias mãos. E assim foi este ano, com a colaboração das ilustradoras Tina e Rafaela que nasceu a Nham Nham!, “uma marca virada para produtos usáveis relacionados com a cozinha”, explica ao P3 a autora da marca.

PÚBLICO -
Foto
Todas as peças têm um nome além de uma ilustração Nelson Garrido

“Na última noite de 2013 eu defini que ia avançar com um projecto de artigos de cozinha, mas precisava de ajuda. Dois meses depois convidei a Tina, porque não me conseguia organizar, entretanto a Rafaela começou a ajudar-nos e então ficámos as três. A ideia veio pelo gosto que tenho pela cozinha, pela culinária e pela comida. Gosto muito de comer e de cozinhar. Gostamos as três. E esta união fez com que quiséssemos criar esta marca”, acrescentou Ema, que além de impulsionadora da Nham Nham! é também galerista na Ó! Galeria.

PÚBLICO -
Foto
Luva da colecção da Bárbara Fonseca Nelson Garrido

A marca lançou-se no mercado com 100 peças, 25 de cada colecção. Pretendem com este número testar o mercado e as potencialidades do seu conceito. Optaram por apoiar o "pequeno comércio" português e portuense, por isso, as suas peças estão à venda em lojas do Porto, como é o caso da CRU e da Almada 13. É também possível comprar produtos no site.

PÚBLICO -
Foto
Avental da colecção da Ana Seixas Nelson Garrido

Tina Siuda tem 27 anos, é polaca e formada em design e ilustração. Além de ser uma das criadoras da marca, em conjunto com Ema e Rafaela, é responsável pela ilustração de uma das colecções. Conta-nos que para o padrão da sua colecção se inspirou numa tarte de maçã que Ema lhe "fez um dia". "Os ingredientes são maçãs e limões, então eu comecei a desenhá-los com pernas, todas contentes, com sorrisos. Quis fazer uma coisa engraçada, a minha inspiração é "felicidade"", explica-nos a jovem ilustradora.

PÚBLICO -
Foto
Receitas ilustradas Nelson Garrido

Além dos cinco artigos das colecções a Nham Nham! tem "receitas ilustradas" — ilustrações em folhas A3 ou A4 que contam como se faz determinada receita. Este género de receita decorativa conta com a participação de ilustradores convidados pela marca. “O convite aos ilustradores foi baseado no projecto da Planeta Tangerina, o Felicidário, em que todos os dias havia uma ilustração sobre o que era a felicidade para a faixa etária dos idosos” conta Ema.

As receitas ilustradas são a parte personalizável deste projecto. Além dos artigos em colecção as pessoas interessadas podem encomendar uma ilustração para a sua receita favorita.

Novidades estão para breve, a Nham Nham! está a pensar criar uma colecção para o Natal, "ainda mais exclusiva que esta, com peças únicas por exemplo", sugere Ema.

Os produtos podem ser comprados individualmente e custam entre 25 e 50 euros. São para pessoas que "dão valor à cozinha e à ilustração", admite a galerista.